O roteiro é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma videoaula. Ele é a materialização do plano de aula para a linguagem audiovisual. Como vimos no post anterior aqui no Blog da RIEH, videoaulas curtas e objetivas com até 5 minutos de duração, são excelentes recursos para manter a atenção e o engajamento do aluno ao longo do conteúdo.
Mas, sabemos que o tempo curto é desafiador para um professor que tem tanto a oferecer. Por isso, um roteiro bem elaborado ajuda a manter a coesão e a coerência diante da câmera, sem perder o foco no conteúdo planejado.
É a estrutura do roteiro que permite ao professor transitar suavemente entre os tópicos, mantendo o ritmo ao mesmo tempo que permite que aquele objetivo de aprendizagem almejado seja alcançado.
Além disso, o roteiro também funciona como um instrumento que aumenta a confiança do professor diante das câmeras, que saberá exatamente onde quer chegar e como pretende fazer essa jornada junto aos seus alunos.
Vamos ver algumas dicas para elaborar um roteiro?
- Abertura (10 a 15 segundos): Na abertura faça um cumprimento atemporal, de maneira bem informal, para criar uma conexão com o seu aluno. Neste momento, esteja sempre com a sua imagem no vídeo, nunca em off (apenas sua voz coberta com outras imagens em vídeo).
- Introdução ao Tema (45 segundos): Faça uma breve apresentação do tema da videoaula e os objetivos de aprendizagem (por que é importante estudar este tema?).
- Conteúdo (3 a 5 minutos): Desenvolva o tema da videoaula de maneira objetiva, direta e o mais lúdica possível. Aqui é muito importante exercitar a sua criatividade.
- Revisão e Despedida (1 minuto): Faça uma rápida revisão do conteúdo (pode ser em tópicos) e se despeça do aluno.
Perceba que o objetivo de aprendizagem do roteiro exemplificado é “proporcionar aos alunos um entendimento abrangente...”. Mas, vamos imaginar que, no caso de se tratar de uma aula de Artes ou de Literatura em que o objetivo envolvesse aprender a escrever a poesia de Cordel, este conteúdo da videoaula poderia ser segmentado em várias videoaulas cujos focos poderiam ser: “História da Literatura de Cordel”, “Xilogravura”, “Rimas”, “Cordelistas”, etc. um em cada pílula.
Outro ponto importante no roteiro é garantir que o conteúdo apresentado em cada tópico esteja adequado ao tempo programado. Para isso, é sempre útil escrever o texto em linguagem bem coloquial (imagine-se falando), depois leia-o em voz alta, cronometrando. Ou, você pode usar os seguintes parâmetros (como média), de acordo com o seu estilo de locução:
. Leitura lenta – 100 palavras por minuto.
. Leitura média – 130 palavras por minuto.
. Leitura rápida – 160 palavras por minuto.
Mas lembre-se de ser muito conservador na hora de segmentar o conteúdo. Quanto menos você ultrapassar o tempo planejado, maior será a sua chance de sucesso diante das câmeras!
Boa aula. Claquete! 🎬😉
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários