glossário
O GLOSSÁRIO
Abandono escolar
Ambiente virtual de aprendizagem
Blended Learning
Busca ativa escolar
Colaborar
Cultura Digital
Cultura livre
Educação Aberta
Educação HyFlex
Educação Híbrida - RIEH
Educação Híbrida - RIEH
Educação OnLife
Educação Remota
Educação Total
Educação a Distância
Educação com Qualidade Socialmente Referenciada
Educação mediada por tecnologia
Educação multiacesso
Evasão escolar
Inovação
Inovação
Invisibilidade social
Jogos educacionais
Jogos educacionais abertos
Juventude
Mapeamento
Metodologia de ensino
Metodologia participativa
Movimento Maker
Núcleos de Inovação
Observatório da Educação Híbrida
Recuperação das aprendizagens
Recursos educacionais abertos
Repositório da Rede
Robótica
Sistema administrativo
Software livre
Tecnologia
Tecnologia Analógica
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Tecnologia de Inteligência Artificial
Tecnologia de Inteligência Artificial na Educação (TIAED)
Tecnologia digital
Tecnologia e Educação
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE)
Abandono escolar
Situação em que o/a estudante deixa de frequentar a escola antes do término do ano letivo, sem requerer formalmente a sua transferência
Ambiente virtual de aprendizagem
Plataforma Moodle da RIEH para disponibilização, compartilhamento e oferta de itinerários formativos e/ou unidades curriculares oferecidas por qualquer rede de ensino e/ou parceiro. Após curadoria e seleção da Secretaria de Educação e da escola, esses itinerários serão disponibilizados para os estudantes e professores que poderão realizar e acompanhar as atividades remotas de forma gratuita.
Blended Learning
"Envolve uma combinação de atividades on-line e presenciais" (Graham, 2013, p. 7, tradução nossa).
Busca ativa escolar
"Estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção social dos estudantes. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola. A Busca Ativa é parte de políticas públicas para combater a evasão escolar e promover a inclusão de crianças e adolescentes na escola. É uma abordagem proativa que envolve a mobilização de diferentes setores da sociedade para garantir que nenhum estudante seja deixado de fora do sistema educacional" (Lader, 2024, p. 3-4).
Colaborar
Trabalhar, de comum acordo, com uma ou mais pessoas com um mesmo objetivo (Araújo, 2017).
Cultura Digital
"A sociedade atual densamente imbricada por recursos e dispositivos tecnológicos retrata uma realidade de práticas e praticantes culturais que constituem aquilo que é a cultura digital. A cultura digital é uma cultura em constituição que denota um constante ‘porvir’, dadas as possibilidades de compartilhamento, remixagens, mesclas e hibridizações que refletem novas e outras maneiras de construção e socialização de conhecimento [...] Compartilhamento, remixagens, mesclas e hibridizações são elementos característicos da cultura digital, engendrados pelas alterações ocorridas no estabelecimento e manutenção das relações humanas" (Silva; Alonso, 2018). "Considera-se a alteração das relações culturais quanto ao entrosamento entre estudantes e mídias de informação e comunicação, surgida da ruptura na forma como a informação era até então concebida, (re) produzida e difundida. Essa metamorfose, como se observa, caminhou na direção da mobilidade e da ubiquidade. A cultura digital está relacionada à comunicação e à conectividade global, ao acesso e à produção de conteúdo de forma veloz, interconectada, autônoma e mediada pelo digital" (Heinsfeld; Pischetola, 2017, p. 1352).
Cultura livre
"Uma visão de mundo baseada na liberdade de usar, distribuir e modificar trabalhos e obras culturais, científicas e tecnológicas" (Furtado; Amiel, 2019, p. 6).
Educação Aberta
"Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista na cultura digital. promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais, incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito à privacidade" (Furtado; Amiel, 2019, p. 8).
Educação HyFlex
"Modelo educacional que oferece aos alunos a oportunidade de escolher entre aulas síncronas presenciais, aulas síncronas on-line e atividades de aprendizagem on-line assíncronas" (Vanek et al, 2022, p. 14). O modelo hyflex exige que todas as possibilidades (presencial, on-line síncrona e on-line assíncrona) sejam disponibilizadas aos alunos para todas as aulas do curso.
Educação Híbrida - RIEH
Ecossistema educacional em que prioriza a combinação e integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas, presenciais na instituição educacional, podendo também com outras fora dela, inclusive com uso do Núcleo de Inovação, Ambiente Virtual de aprendizagem e materiais do Repositório Digital (de forma relacional e contínua), mediadas/organizadas pelo planejamento-ação docente, conexão entre o/s uso/s de tecnologias digitais e como praticantes da cultura digital, que visam a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo discente, seu tempo e espaço, seja individualmente ou coletivamente.
Educação Híbrida - RIEH
Ecossistema educacional em que prioriza a combinação e integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas, presenciais na instituição educacional, podendo também com outras fora dela, inclusive com uso do Núcleo de Inovação, Ambiente Virtual de aprendizagem e materiais do Repositório Digital (de forma relacional e contínua), mediadas/organizadas pelo planejamento-ação docente, conexão entre o/s uso/s de tecnologias digitais e como praticantes da cultura digital, que visam a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo discente, seu tempo e espaço, seja individualmente ou coletivamente.
Educação OnLife
"Se defende o fim da distinção entre o offline e o online, concluiu-se que as tecnologias digitais (TD) e as redes de comunicação não podem ser encaradas como meras ferramentas, instrumento, recurso, apoio, mas forças ambientais que, cada vez mais, afetam a nossa auto-conceção (quem somos), as nossas interações (como socializamos), como ensinamos e como aprendemos, enfim, a nossa concepção de realidade e as nossas interações com a realidade. Sendo que, em cada um dos casos, as TD possuem significado em termos éticos, legais e políticos provocando o enfraquecimento da distinção entre realidade e virtualidade; o enfraquecimento da distinção entre humano, máquina e natureza; a reversão de uma situação de escassez para abundância de informação; e a passagem da primazia das propriedades, individualidades e relações binárias para a primazia das conectividades, processos e redes" (Moreira; Schlemmer, 2020,p.25).
Educação Remota
"Foi uma alternativa utilizada durante o isolamento social provocado pela Covid-19, quando o currículo de cursos/séries/ciclos/níveis, planejado para ser desenvolvido presencialmente, foi adaptado para o uso com distanciamento entre professores e estudantes, fornecendo acesso temporário a suportes e conteúdos. Foi desenvolvido mediante a utilização de material didático impresso disponibilizado às famílias que não possuíam acesso à tecnologia e/ou à internet, e de aulas síncronas mediatizadas por plataformas ou aplicativos, tais como WhatsApp, Google Hangout Meet, Skype, Microsoft Teams, Zoom, dentre outros (Lima, 2024, p. 208).
Educação Total
Mais do que a integração de ambientes físico e virtuais, o conceito de educação total é "caracterizado pelo uso de soluções combinadas, envolvendo a interação entre diferentes modalidades, abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos. A interação das abordagens pedagógicas é consequência direta e indireta da conjugação de diversos recursos, envolvendo espaços diferenciados. Essa interação implica a convivência de teorias muitas vezes consideradas mutuamente exclusivas, como é o caso da clássica oposição em torno das teorias comportamentalistas e das cognitivistas. A adoção de diferentes recursos tecnológicos é um dos caminhos, entre outros, para se efetivar o diálogo entre estas diferentes abordagens, uma vez que cada recurso implica, não apenas formas específicas de gerir o conhecimento, mas também formas específicas de interação. Além disso, há que considerar a riqueza da cultura que subjaz nos universos axiológicos atravessados por cada recurso tecnológico" (Moreira; Horta, 2020, p. 5).
Educação a Distância
“[...] prática social educativa-dialógica de um trabalho coletivo, de autoria e colaborativo, articulada para o desenvolvimento de uma arquitetura pedagógica e de gestão, integrada ao uso significativo das tecnologias de informação e comunicação” (Lima, 2014, p. 60). “Maneira/modo de organizar o processo educativo, contemplando sua principal característica: professores e alunos não estarem face a face durante todo o tempo da formação” (ALONSO, 2010, p. 1326).
Educação com Qualidade Socialmente Referenciada
Considerar o desenvolvimento da educação numa perspectiva socialmente referenciada é aquela que vai além de dados quantitativos ou mensuráveis quantitativamente. Envolve insumos que consideram a formação humana e os seus impactos na sociedade, como: inclusão (social e digital), valores éticos, formação cidadã, engajamento com a coletividade e o espírito público, desenvolvimento socioemocional e comprometimento com a transformação social que contemple a equidade e pensamento crítico.
Educação mediada por tecnologia
A educação mediada por tecnologia é uma prática pedagógica, que permite a realização de aulas a partir de um local de transmissão para salas localizadas em qualquer lugar do país e do mundo. Seus pressupostos imprescindíveis são aula ao vivo e presença de professores, tanto em sala quanto no estúdio - Centro de Mídias (Brasil, 2018).
Educação multiacesso
"Modelo com quatro níveis possíveis de acesso (que são impulsionados pela escolha do aluno): aprendizagem presencial, aprendizagem on-line síncrona, aprendizagem on-line assíncrona e aprendizagem de acesso aberto". O modelo multiacesso permite que apenas algumas opções de acesso sejam disponibilizadas aos alunos em qualquer curso, diferenciando-se da HyFlex (Jhonson; Seaman; Poulin, 2022, p. 95).
Evasão escolar
Situação em que o/a estudante não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte
Inovação
Desenvolvimento de ações, projetos, programas e atividades de forma diferenciada do que era ou vinha sendo desenvolvida anteriormente, com o uso ou não de tecnologias (sejam elas digitais ou analógicas), de forma com que acrescente valor novo e que agregue contribuição social, coletiva, política, de empoderamento e novas aprendizagens em um determinado contexto. Compreende-se que as tecnologias digitais apresentam características privilegiadas para que se caracterize uma inovação que envolva processos educativos (de ensino e aprendizagem), sendo seu uso preponderante no processo (RIEH, 2024).
Inovação
Desenvolvimento de ações, projetos, programas e atividades de forma diferenciada do que era ou vinha sendo desenvolvida anteriormente, com o uso ou não de tecnologias (sejam elas digitais ou analógicas), de forma com que acrescente valor novo e que agregue contribuição social, coletiva, política, de empoderamento e novas aprendizagens em um determinado contexto. Compreende-se que as tecnologias digitais apresentam características privilegiadas para que se caracterize uma inovação que envolva processos educativos (de ensino e aprendizagem), sendo seu uso preponderante no processo.
Invisibilidade social
"Fenômeno que ocorre quando certos grupos ou indivíduos são ignorados, negligenciados ou subestimados pela sociedade em geral. Isso pode acontecer devido a vários fatores, como classe social, raça, gênero, orientação sexual, idade ou deficiência. Essa invisibilidade pode ocorrer devido a diversos fatores, como preconceitos, estigmatização, discriminação ou falta de representação adequada. Indivíduos ou comunidades socialmente invisíveis muitas vezes enfrentam desafios para terem suas vozes ou necessidades reconhecidas, o que pode resultar em exclusão social ou inclusão social subalternizada, falta de acesso a recursos e oportunidades, e dificuldades em participar plenamente na sociedade. O conceito destaca a importância de conscientização e ação para combater as formas de marginalização e promover a inclusão e a igualdade social" (Lader, 2024, p. 18).
Jogos educacionais
Forma de engajar os alunos em atividades significativas, permitir que explorem contextos de formas novas e aprendam (Otsuka; Beder, 2018).
Jogos educacionais abertos
Distribuídos na rede de internet como recursos educacionais abertos, sem a necessidade de pagamento de direitos autorais ou taxas de licenças (Otsuka; Beder, 2018).
Juventude
"Período específico na vida das pessoas, geralmente entre a adolescência e o início da vida adulta. Esse período é marcado por características distintas, como a busca por identidade, a formação de valores, a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de relações sociais. A juventude é um período da vida caracterizado por transições e transformações físicas, psicológicas, emocionais e sociais. É uma fase de descobertas, formação de identidade e busca por autonomia. A definição de juventude pode variar de acordo com os critérios adotados em pesquisas e levantamentos estatísticos. Em muitos casos, o IBGE considera como jovens as pessoas que se encontram na faixa etária entre 15 e 29 anos. Essa delimitação leva em conta não apenas a idade, mas também a transição para a vida adulta em termos de responsabilidades e participação ativa na sociedade. Essa definição estatística é importante para a elaboração de políticas públicas e para a compreensão dos desafios e oportunidades que essa parcela da população enfrenta. A juventude é um período crucial na formação de indivíduos e na construção da sociedade" (Lader, 2024, p.19-20).
Mapeamento
"O termo ‘mapeamento’ em pesquisa se refere ao processo de identificar, localizar e registrar informações relevantes sobre um determinado tema, questão ou área de estudo. O mapeamento em uma pesquisa pode envolver a identificação de fontes de dados, a análise de literatura existente, a coleta de informações relevantes e a organização desses dados de forma a criar uma visão abrangente e estruturada do assunto em questão. O objetivo do mapeamento em uma pesquisa é fornecer uma base sólida de conhecimento e compreensão para orientar o desenvolvimento e a realização do estudo. Este processo pode ajudar os pesquisadores a identificar lacunas no conhecimento existente, a definir o escopo da pesquisa e a fundamentar suas descobertas em uma base sólida de evidências. O mapeamento pode assumir diferentes formas, dependendo do contexto da pesquisa. Pode se referir à criação de mapas geográficos para representar distribuições geográficas de variáveis, ou então, no contexto de estudos mais amplos, envolver a elaboração de diagramas, gráficos ou matrizes que evidenciem relações, conexões ou características específicas do objeto de estudo. O conceito de mapeamento em uma pesquisa abrange a representação visual e organizada de dados, fenômenos ou informações, proporcionando uma compreensão mais aprofundada e eficaz do que está sendo investigado" (Lader, 2024, p. 19).
Metodologia de ensino
"Ordenamento sobre o caminho através do qual tem como perspectiva uma finalidade educativa" (Araújo, 2017, p. 39).
Metodologia participativa
Se estrutura em uma perspectiva teórico-educativa, fundada em concepções críticas, em que a prática social une professor e aluno, o que lhes faculta a sintonia em torno da unidade cultural-social que cimenta a vida social e, juntos, constituem a problematização a ser desenvolvida, implicando diálogo, participação, conteúdos cognitivos, historicidade, garantindo o processo de reflexão e consciência crítica sobre a realidade, em busca da transformação que se dá pela práxis social (Araújo, 2017).
Movimento Maker
Defendem a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar ou fabricar qualquer tipo de projeto ou objeto (Wives, Kubota, Amiel, 2016).
Núcleos de Inovação
Os Núcleos de Inovação ou Estúdios são locais físicos em que serão instalados equipamentos tecnológicos que permitem à secretaria estadual ou distrital de educação produzir itinerários formativos e/ou unidades curriculares para serem disponibilizados a todos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Observatório da Educação Híbrida
O Observatório fornece um painel de informações e indicadores que servem tanto para o diagnóstico quanto para acompanhar a implementação da RIEH, monitorando e avaliando os resultados alcançados pela iniciativa. Além disso, o Observatório também coleta e analisa dados de diversas fontes de informação e produz estudos e materiais sobre educação híbrida.
Recuperação das aprendizagens
Conjunto de ações para o desenvolvimento do/a estudante ao nível de aprendizagem conforme a sua idade e período letivo, por meio do uso de programas, estratégias e atividades pedagógicas que visem diagnóstico, monitoramento e consolidação das aprendizagens, tanto acadêmicas quanto sociais e emocionais.
Recursos educacionais abertos
"Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa disponibilizados em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo, assim, utilização ou adaptação por terceiros. Os REA podem ser livros, capítulos de livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, artigos, dissertações, teses, manuais, vídeos, áudios e imagens, dentre outros tipos. O uso de formatos abertos e a criação com base em software livre é um elemento de grande importância para esse processo" (Furtado; Amiel, 2019, p. 10).
Repositório da Rede
Plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida que armazena e sistematiza recursos educacionais digitais (RED), produzidos pelas secretarias de Educação, professores e instituições de ensino, facilitando sua busca, armazenamento e reutilização.
Robótica
Área do conhecimento que integra diversas disciplinas, com uso de tecnologias que envolvem o uso de kits e materiais de montagens de robôs, software para programá-los e computadores para programar (D'abreu; Reis, 2018).
Sistema administrativo
Sistema oferecido pela RIEH no qual é feita toda a gestão e seleção dos itinerários formativos e unidades curriculares que serão ofertados às escolas, dando autonomia para as secretarias de Educação. Além disso, serão realizados o controle de cadastro e a matrícula dos estudantes nos cursos selecionados.
Software livre
"Deve ter seu código publicado de forma que possa ser estudado e dessa forma receber contribuições para sua melhoria" (Furtado; Amiel, 2019, p. 6).
Tecnologia
É o estudo e a sistematização de processos técnicos, a partir da invenção de um artefato (Toschi, 2002).
Tecnologia Analógica
Não faz uso de sistemas informatizados para sua utilização. Exemplo: quadro branco usado na escola.
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Tecnologias relacionadas à manipulação e comunicação de informações, em que coletam, armazenam, processam e transmitem dados. É utilizado para expressar a convergência entre a informática e as telecomunicações (Gewher, 2016).
Tecnologia de Inteligência Artificial
A inteligência artificial, com o avanço da computação, permite melhorar o modo de formalizar o conhecimento, os mecanismos para refinamento de buscas por soluções e métodos de aprendizado de máquina em que algoritmos podem ser treinados e modelos podem ser criados a partir de grandes bases de dados ou a partir de experiências evolucionárias em que os algoritmos aprendem e evoluem ao interagir entre si (Cieb, 2019).
Tecnologia de Inteligência Artificial na Educação (TIAED)
Sistema de computador projetado para interagir com o ecossistema educacional, por meio de capacidades e comportamentos inteligentes, para entender e encontrar soluções de problemas educacionais complexos que eram então compreendidos e resolvidos essencialmente por humanos (Cieb, 2019).
Tecnologia digital
A inclusão do termo digital à sigla destaca a natureza digital e on-line das tecnologias discriminadas (Gewher, 2016).
Tecnologia e Educação
As tecnologias não são apenas produtos criados ou construídos, mas também processos de utilização e construção, metodologias e conhecimentos para realizar ações no contexto sócio-histórico-cultural dos indivíduos, numa acepção de busca da sua utilização para a práxis, ou seja, para a transformação social, crítica e política dos indivíduos, relacionada e consubstanciada com as teorias que as subjazem (Lima, 2016).
Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE)
As TICE fazem menção às possibilidades de se informar, de se comunicar e, sobretudo, de se expressar, que somente os aparatos digitais permitem. As TICE funcionam como meios de comunicação e expressão entre os indivíduos que atuam conjunta e colaborativamente no processo de construção e compartilhamento de conhecimentos (Bellucci; Lacerda Santos, 2021).
Dúvidas ou sugestões?
Em caso de dúvidas sobre termos da educação híbrida ou sugestões de inserções, entre em contato com a equipe do Observatório!
ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DO OBSERVATÓRIO