É sempre bom buscar olhar as coisas por outras perspectivas, não é? A Flipped Classroom, ou sala de aula invertida (em tradução livre) ou ainda aprendizagem invertida, é justamente um bom exercício nesse sentido.
Ela reinventa a dinâmica tradicional do processo de ensino e aprendizagem. Quem poderia imaginar uma inversão na lógica convencional do que conhecíamos como "aula"? Aluno ter acesso à explicação do conteúdo antes mesmo do encontro presencial com o professor mais parecia um despropósito há até pouco tempo.
Enquanto o modelo convencional está centrado em transmitir o conteúdo em sala de aula e reservar o estudo individual ou tarefas para casa, a Flipped Classroom propõe exatamente o oposto: o aprendizado inicial, a familiarização com o conteúdo, se dá de forma autônoma, fora da sala de aula, enquanto o momento presencial é utilizado para discutir, aplicar e aprofundar esse conteúdo através de atividades práticas e debates.
Quando integrada à Educação Híbrida, a Flipped Classroom é uma metodologia ativa de aprendizagem que oferece uma proposta educacional mais alinhada às demandas contemporâneas, centrada no aluno e no seu protagonismo sobre sua própria trajetória escolar.
6 passos para inverter a aprendizagem
Aqui está o exemplo de um passo a passo básico sobre como aplicar a metodologia Flipped Classroom:
1. Planejamento:
Decida quais partes do seu conteúdo seriam melhor atendidas pela abordagem de sala de aula invertida. Nem todo conteúdo é adequado para este método, então é importante avaliar e escolher de maneira consciente. Questões complexas que requerem discussão e aplicação prática são normalmente as melhores para este formato.
2. Preparação do material:
Crie ou reúna materiais de ensino para que os alunos possam estudar o conteúdo em casa. Isso pode incluir videoaulas, leituras, podcasts, animações, infográficos, ou qualquer outro Recurso Educacional Digital (RED) que você acha que ajudaria na compreensão dos alunos. Disponibilize estes REDs no Repositório da RIEH.
3. Introdução do conteúdo aos alunos:
Dê aos alunos acesso ao material de estudo que você preparou, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso deve ser feito antes da aula em que o conteúdo será discutido e aplicado. Este é o momento em que os alunos terão a primeira exposição ao material, para que possam chegar à aula preparados para uma discussão mais aprofundada.
4. Atividades em sala de aula:
Utilize o tempo de aula para atividades práticas, discussões e outras formas de aprendizagem ativa. Isto pode incluir discussões em grupo, trabalhos em equipe, estudo de casos, experimentos práticos, debates, etc. O objetivo é permitir que os alunos apliquem e aprofundem o que aprenderam em casa.
5. Avaliação e feedback:
Avalie o progresso dos alunos e dê feedback regularmente. Isso pode ser feito através de testes, projetos, apresentações ou qualquer outra forma de avaliação que você considere adequada. Ficar atento aos feedbacks que eles te dão é muito importante para que você possa avaliar a eficácia do método de sala de aula invertida.
6. Reflexão e ajuste:
A sala de aula invertida é um processo contínuo de aprendizagem para os professores também. Avalie o que está funcionando e o que não está e faça ajustes conforme necessário.
Lembre-se, a sala de aula invertida é apenas uma ferramenta em seu arsenal pedagógico. Nem todos os conteúdos ou alunos respondem bem a este método, então é importante usar uma variedade de estratégias de ensino para atender às necessidades de todos os seus alunos.
Já experimentou inverter a aprendizagem com seus alunos?
Conte aqui nos comentários sobre a sua experiência. Comente, compartilhe e alimente a nossa comunidade de práticas!
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH.
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