Para potencializar o seu trabalho nas revisões rápidas antes das avaliações ou ainda adotar novos conceitos, as videoaulas curtinhas, tais como as pílulas de conteúdo, podem auxiliar a relembrar tópicos-chave.
É uma estratégia ou uma dica para o engajamento dos alunos nas atividades propostas por você. Cada pílula deve abordar um único tópico ou objetivo de aprendizagem específico.
Especialistas sugerem que as videoaulas tenham até 5 minutos de duração. Mais do que isso, é bem provável que você comece a disputar a atenção do seu aluno com diversas outras atrações que surgem na telinha dele.
O segredo é gravar vários vídeos curtos. Assim, ele vai conhecendo o conteúdo em pequenas doses e interesse, além do fator tempo para que ele possa respirar e se renovar.
Topa experimentar?
Aqui vão algumas dicas bem práticas de como segmentar seu conteúdo:
- ROTEIRO: Primeiro, organize o conteúdo das videoaulas em um mapa mental ou em um roteiro-macro, em tópicos.
- FOCO: Pense nos pontos fundamentais do conteúdo de cada tópico. Eles serão o foco de cada videoaula. Planeje antes a sua abordagem para ser assertivo durante a gravação.
- "MAS, O TEMPO É CURTO!": Você sempre poderá indicar bibliografia complementar. Ela pode ser disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem junto a cada videoaula correlata. É bom fazer esta indicação no seu Plano de Aula.
- PAPO RETO: Busque objetividade nas explicações. Qualquer dúvida, lembre-se de que o aluno pode “voltar” ao ponto que não entendeu.
- JÁ QUE COMEÇOU, TERMINE!: Cada videoaula deve ser autocontida, ou seja, ter começo, meio e fim. Nunca deixe para concluir uma explicação no próximo vídeo. Por isso, são importantes a concisão, a objetividade e o planejamento (roteiro).
- COLHER DE CHÁ: Ok, você pode subdividir um tema em dois tópicos (conclusivos) e focar cada um em vídeos distintos.
- PENSANDO MELHOR...: Sempre que seu tempo extrapolar 5 minutos, sua aula começa a correr o risco de tornar-se menos interessante e o aluno pode se dispersar. Por isso, pense bem antes de se estender.
- COLHER DE CHÁ II: Se for mesmo necessário, busque artifícios para retomar a atenção do aluno (dedique-se com energia positiva na fala, chame a atenção explicitamente para um ponto importante, dentre outros).
- GAME OVER: Evite passar dos 7 minutos em um único vídeo.
E aí, acha que estas dicas foram úteis? Comente abaixo o que achou e acrescente outras dicas que você usa nas suas gravações.
Se quiser saber mais sobre como estruturar seu roteiro para as videoaulas fique ligado no nosso Blog.😉
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários