O sistema é integrado em nível nacional, possibilitando o acesso das escolas públicas brasileiras a disciplinas e unidades curriculares oferecidas por qualquer instituição que pertença ou seja parceira da Rede. A curadoria é realizada com base nos objetivos pedagógicos e no planejamento repassado pela secretaria de educação.

O AVA amplia e nivela o acesso à tecnologia, além de multiplicar as possibilidades de escolha dos conteúdos integrados à Rede.

À medida que os estudantes vão cursando, a carga horária é adicionada ao currículo.

O AVA é integrado ao Repositório da RIEH facilitando o compartilhamento de conteúdo e reaproveitamento de Recursos Educacionais Digitais entre escolas e até entre os Estados. Ao mesmo tempo, os professores podem fazer a conexão entre as aulas presenciais e atuar como mediadores das atividades e tarefas on-line, além de acompanhar o desenvolvimento e a evolução de cada aluno pelos relatórios oferecidos.

Esse acompanhamento possibilita aos educadores, quando necessário, reorganizar as atividades e ajustá-las para ampliar a experiência de aprendizagem.

Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH