O objetivo é complementar e ampliar as estratégias de implementação da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil, além de garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o seu desenvolvimento de maneira mais equitativa e efetiva.
A iniciativa visa a elevação da qualidade e oportuniza o compartilhamento da produção e acesso aos conteúdos.
Para isso, a RIEH propõe que cada ente público construa o seu plano de implementação da Educação Híbrida dentro do seu próprio contexto. A partir de um diagnóstico sobre infraestrutura, recursos educacionais e humanos disponíveis, a RIEH oferece soluções tecnológicas que são adaptáveis e alinhadas à proposta de cada plano.
Além disso, a RIEH viabiliza a união de esforços com o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre seus integrantes. Isso é fundamental para que a iniciativa seja potencializada em todo o país.
A intenção é que cada vez mais alunos e professores tenham acesso às novas formas de ensino e aprendizagem que a Educação Híbrida pode oferecer.
Como participar da RIEH?
O foco inicial da RIEH é atender às secretarias estaduais de educação viabilizando a implementação da Educação Híbrida na rede pública do Ensino Médio. O processo de adesão à RIEH segue ciclos de abertura, conforme publicação das portarias pelo Ministério da Educação (MEC). A última abertura ocorreu em julho de 2023. Então, para integrar a RIEH no próximo ciclo, a secretaria precisa formalizar o interesse e aguardar o comunicado da RIEH.
Veja alguns benefícios em aderir à RIEH:
Criação de Núcleos de Inovação
São fornecidos equipamentos para instalação dos Núcleos de Inovação, que são espaços físicos para fomentar a Educação Híbrida. Os Núcleos possibilitam a transmissão e produção de conteúdo audiovisual síncrono (ao vivo) e assíncrono.
Ambiente Virtual de Aprendizagem e Repositório da Rede
As secretarias aderentes à Rede recebem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela RIEH, bem como a um Repositório com Recursos Educacionais Digitais – REDs.
Consultoria e Planejamento
Apoio no diagnóstico, desenho do plano e implementação da Educação Híbrida em cada rede de ensino por meio de consultores que promovem oficinas, reuniões e materiais instrucionais ao longo do processo.
Formação e capacitação
A RIEH realiza um levantamento das necessidades das secretarias e atua em processos formativos para atender às seguintes necessidades:
1) Treinamentos para equipes técnicas dos Núcleos de Inovação,
2) Capacitação das equipes pedagógicas das escolas para:
- Utilização das plataformas digitais (cadastro e gerenciamento de usuários, compartilhamento e atualização de conteúdos, etc.);
- Produção dos Recursos Educacionais Digitais (REDs), garantindo a qualidade;
- Compartilhamento das melhores práticas em Educação Híbrida;
- Garantir a segurança de dados (LGPD);
- Análise de dados e avaliação do processo de implementação da Educação Híbrida;
- Capacitação para o uso dos sistemas da RIEH.
3) Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Educação Híbrida:
Acesso ao processo seletivo da Especialização Latu Senso da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), promovida pela RIEH, e exclusiva para profissionais envolvidos na implementação da Educação Híbrida nas Secretarias de Educação.
Monitoramento e avaliação
O Observatório, frente de monitoramento e avaliação da RIEH, compila, produz e dissemina informações sobre sua implementação nas redes de ensino participantes, subsidiando tomadas de decisão e produção de conhecimento para a qualificação da Educação Híbrida no Brasil.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários