Os Núcleos de Inovação são equipamentos tecnológicos pensados para viabilizar a implementação da educação híbrida em todo o país.
As produções são destinadas tanto para a formação de professores quanto para integrar os materiais didáticos que integram as estratégias pedagógicas de cada Secretaria.
A meta é implementar 52 Núcleos de Inovação nos diversos Estados brasileiros aderentes à Rede, com gestão sob responsabilidade da Secretaria de Educação a que está vinculado.
A Secretaria de Educação é responsável por designar a equipe técnica e a equipe pedagógica para atuar no projeto. A relação dos profissionais que devem compor o Núcleo, bem como a especificação de suas competências, formação sugerida e nível de escolaridade, constam no Guia de Implementação. Todos os profissionais recebem capacitação dos especialistas da RIEH.
Para compor essa equipe, a secretaria de educação pode optar por:
- Designar diretamente servidores que já trabalham na Secretaria;
- Contratar novos servidores que atendam às competências técnicas de cada perfil profissional; ou
- Terceirizar a equipe técnica do Núcleo de Inovação por meio da contratação de empresa especializada.
Há três tipos de layouts dos Núcleos de Inovação da RIEH, de acordo com o tamanho e a capacidade de produção (ver Guia de Implementação).
Os equipamentos e mobiliários são fornecidos pela RIEH e instalados por uma equipe técnica especializada, também contratada pela RIEH. Cada Secretaria de Educação deve designar também o espaço físico onde funcionará o Núcleo de Inovação, levando em conta características como, por exemplo, a facilidade de acesso, a boa conectividade de internet e a adequação da rede de energia elétrica.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários