Ao longo de 2023, a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) emergiu como um farol de transformação na educação brasileira. A RIEH uniu esforços de 24 Secretarias Estaduais/Distrital em um só propósito: aumentar a capacidade de oferta da Educação Híbrida nas redes públicas estaduais de ensino.
O ano foi marcado por conquistas notáveis como a adesão, em julho, dos Estados da Bahia (BA), Pernambuco (PE) e Piauí (PI), no segundo ciclo de adesão voluntária aberto pelo Ministério da Educação, além dos 21 Estados que já estavam integrados desde o primeiro ciclo, aberto em 2022.
A colaboração intensiva entre os 400 profissionais envolvidos, incluindo gestores, técnicos das Secretarias Estaduais de Educação (SEEs), equipes do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL) e do Ministério da Educação (MEC), gerou frutos visíveis. Ao total, 16 (dezesseis) SEEs concluíram seus planejamentos para a Educação Híbrida em 2023, demonstrando um comprometimento efetivo e eficaz com a inovação educacional e a relevância da política para o atual contexto dos Estados.
Os eventos on-line, como a Oficina Interestadual e as Exposições (EXPOs) da RIEH, tornaram-se fundamentais para o projeto, com o compartilhamento de experiências, fortalecendo a rede, tornando-a viva, com altivez e colaboratividade. A Oficina Interestadual em abril/2023 contou com 62 representantes de oito Estados (AC, AP, MA, PA, RO, RR, RN e TO), visando apoiar as SEEs na definição de diretrizes para a Educação Híbrida.
Na 1ª EXPO da RIEH, em junho, representantes das SEEs de Sergipe (SE), Maranhão (MA) e Espírito Santo (ES), compartilharam suas experiências em “Regulamentação da Educação Híbrida”, “Produção e Curadoria de Recursos Educacionais Digitais” e “Desafios do Processo de Implementação da Educação Híbrida”, respectivamente, com os 90 participantes do evento. O sucesso se repetiu na 2ª EXPO, no mês de julho, com 113 participantes. O destaque desta edição do evento ficou com a apresentação da "Estrutura Curricular da Educação Híbrida" do Acre (AC) e a palestra do Professor Seiji Isotani sobre desafios e soluções no contexto Brasil.
Em agosto, a RIEH demonstrou seu compromisso com o lançamento do game híbrido "Caminhos da Implementação", envolvendo 191 representantes em desafios como estruturação do programa e acesso aos sistemas tecnológicos disponibilizados pela própria RIEH.
A 1ª EXPO Presencial da RIEH aconteceu em outubro, em Maceió (AL), e foi um sucesso: 235 participantes de 24 SEEs, com interações entre os ambientes presencial e virtual. No Encontro, especialistas em Educação Híbrida lideraram painéis sobre "Planejamento e Concepção" e "Potencializando as Práticas Pedagógicas com Recursos Educacionais Digitais". O evento também permitiu a apresentação de Planos de Implementação, troca de ideias e a elaboração de planos de aula híbrida.
Um Encontro Ampliado sobre Sistemas da RIEH, também foi realizado em agosto. A equipe de Tecnologia da Informação (TI) apresentou os sistemas e respondeu às dúvidas dos 88 participantes. De acordo com os números da área de tecnologia, até o mês de outubro de 2023, foram implementadas 1.035 melhorias e atendimentos nos sistemas, que contam, atualmente, com 22 pessoas na equipe de desenvolvimento.
Dos 5 sistemas integrados da RIEH, os que estão em pleno funcionamento são: o sistema administrativo, para gestão das turmas de Educação Híbrida; o Repositório, que armazena e disponibiliza os Recursos Educacionais Digitais produzidos pela rede nos seus Núcleos de Inovação; o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), que já está disponível e em operação em sete Estados (AC, AP, DF, MA, RN, SC, TO); e o Portal da RIEH, renovado no segundo semestre. O quinto sistema é o Observatório, em fase de conclusão, que converge dados e indicadores da Educação Híbrida, além de conteúdos altamente qualificados indexados para acesso de estudantes, professores e pesquisadores do tema.
Até o momento, 12 Núcleos de Inovação já foram entregues, com todos os equipamentos instalados: 01 em Brasília (DF); 01 em Goiânia (GO); 02 em Maceió (AL), sendo 01 na UFAL; 01 em Palmas (TO), 01 em Belém (PA), 03 em Rio Branco (AC), 01 em Natal (RN) e 02 em Sobral (CE).
Outros Núcleos que já receberam os laudos técnicos de liberação da infraestrutura da RIEH aguardam a instalação dos equipamentos. A previsão é que agora em janeiro de 2024 já sejam instalados equipamentos em mais 3 Núcleos, todos em Macapá/AP.
Para lidar com todo este sistema inteligente que une profissionais e tecnologias em um movimento de rede, o projeto já disponibilizou duas formações: curso livre, aberto, intitulado “Conhecendo os sistemas que compõem a RIEH”, que pode ser acessado a qualquer momento pelos integrantes da RIEH e já possui 61 inscritos; e lançada em outubro deste ano, uma Pós-Graduação híbrida, Lato Sensu, oferecida pela UFAL, “Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Educação Híbrida”, a primeira nessa temática no âmbito nacional, que está em fase de conclusão do processo seletivo e deve qualificar cerca de 200 educadores integrantes da RIEH na 1ª Turma, que terá início em fevereiro de 2024 com duração de 12 meses (360 h/a).
Para 2024, a RIEH almeja uma maior aproximação com estudantes e professores que irão fazer da Educação Híbrida sua prática pedagógica. Essa estratégia, centrada nas partes essenciais do processo educativo, visa ampliar a experiência adaptativa e inclusiva. Esta conexão direta com a comunidade educacional é o que possibilitará transcender as últimas barreiras, antecipando um cenário de Educação renovado e de excelência na educação pública brasileira.
A parceria do Núcleo de Excelência em Tecnologia Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) com o Ministério da Educação (MEC) oportuniza agregar competências e o alcance dos objetivos para com os estudantes da rede pública brasileira.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH.
Comentários
Evaldo Expedito (Prof. Expedito) (SEED AP)
Enviado há 10 meses, 4 semanas