Estará aberta somente até o próximo dia 29/05 (quarta-feira) a Consulta Pública sobre a proposta para Diretrizes Nacionais Orientadoras para o desenvolvimento da Educação Híbrida e das práticas flexíveis do processo híbrido de ensino e aprendizagem no nível da Educação Básica, aberta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
A iniciativa pretende coletar opiniões, sugestões e contribuições de gestores da educação pública, professores, especialistas e integrantes da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH).
No Texto Referência da Consulta Pública, o CNE (Conselho Nacional de Educação) propõe diretrizes orientadoras para sistemas e redes de ensino, promovendo a flexibilização e inovação pedagógica necessárias para implementar com sucesso a Educação Híbrida em todos os níveis da Educação Básica. O objetivo é absolutamente convergente com o propósito da RIEH: transformar o ambiente educacional em um verdadeiro laboratório de aprendizagem, preparado para enfrentar os desafios da contemporaneidade.
Em rede, estamos catalisando esse processo na educação brasileira. Saímos à frente com a integração estratégica de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a consulta pública surge como um canal determinante para consolidarmos o futuro da educação híbrida no Brasil. Assim, a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) destaca a importância da participação ativa dos seus integrantes nesse processo.
A consulta pública deve coletar evidências e compreender os efeitos das novas práticas pedagógicas que, como já sabemos, devem ir além da combinação de atividades presenciais e não presenciais. Este processo democrático é vital para garantir que as propostas de Educação Híbrida atendam às necessidades reais dos estudantes e professores, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada com as demandas do mundo contemporâneo.
É muito importante que os gestores da educação pública e os membros da RIEH se engajem ativamente neste movimento, a fim de assegurarmos que as diretrizes e políticas desenvolvidas sejam realistas e aplicáveis no cotidiano das escolas públicas brasileiras. A experiência e o conhecimento que desenvolvemos em rede são cruciais para identificar desafios e oportunidades no processo de implementação da Educação Híbrida.
A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) tem uma responsabilidade especial nesse contexto. Como líderes em inovação educacional, devemos participar ativamente do processo e ter a ação de incentivo aos nossos pares a fazerem o mesmo.
O arquivo com a proposta pode ser acessado em:
Os documentos com contribuições fundamentadas e circunstanciadas deverão ser encaminhados para o endereço cneeducacaohibrida@mec.gov.br, até o dia 29/5/2024.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários