O Ministério da Educação (MEC), a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e a Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED-AP) realizaram em 26 de junho de 2025 a entrega de três Núcleos de Inovação para a comunidade escolar. Localizados no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e no Centro de Valorização da Educação (CVEDuc), os estúdios consolidam o compromisso com a expansão da educação híbrida por meio do fortalecimento da infraestrutura tecnológica, da capacitação de gestores, professores e técnicos, da difusão de recursos educacionais digitais e da ampliação de tempos e espaços no processo educativo. O investimento federal foi de R$ 1,8 milhão, com contrapartida estadual de R$ 240 mil.
Equipados com câmeras robóticas, kits de iluminação, notebooks, microfones, tablets, TVs, mesas de apoio, tripés, cadeiras giratórias, caixas de som e ilhas de edição, os Núcleos permitem que professores e estudantes da rede estadual gravem materiais audiovisuais diversos, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Durante a programação de inauguração, o governador Clécio Luís experimentou os equipamentos disponibilizados nos Núcleos de Inovação, como uma impressora 3D. Ele também participou, no Estúdio 2 do NTE, da gravação de um videocast com estudantes do Ensino Médio.
A secretária de Educação Básica do MEC, Katia Helena Cruz Schweickardt, destacou as potencialidades dos Núcleos de Inovação para processos educativos mais afinados com as novas tecnologias. “Estamos trabalhando para colocar a educação híbrida como um catalizador de processos de aprendizagem contemporâneos. Com isso, queremos ajudar ainda mais nossas e nossos estudantes a desenvolverem o pensamento crítico e criativo”, afirmou.
A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro, destacou o compromisso do estado para mais equidade no Ensino Médio. “Temos aqui um grande investimento que o governo do estado fez juntamente com o governo federal para proporcionar mais um instrumento de trabalho para os profissionais da educação. É um espaço de aprendizagem, de formação continuada e, principalmente, de educação híbrida”, disse.
A coordenadora de contratos e licitação da RIEH, Luciana Santa Rita, destacou a colaboração do governo estadual do Amapá. “O Estado saiu na frente e inaugurou logo três núcleos. Os alunos e professores contarão com o que tem de melhor para unir tecnologia e inovação”, comentou Luciana, que é pesquisadora do NEES e professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Comentários