Utilizando os recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) promove, a partir de agosto de 2025, duas formações voltadas à Educação Híbrida.
Oferecido por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação à Distância (Coded/CED), o curso “Educação Híbrida e suas perspectivas” tem duração de 25 horas-aula e é direcionado a professores das redes estadual e municipais, bem como de outras instituições, funcionários da rede estadual, agentes de Gestão da Inovação Educacional (AGI) e comunidade interessada. A formação apresenta um panorama da experiência cearense e traz o contexto de surgimento, compreensões e utilizações da metodologia na proposta da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). Mais informações estão disponíveis em https://www.ced.seduc.ce.gov.br/catalogo-de-cursos-2024/educacao-hibrida-e-suas-perpectivas/.
O curso “Descomplicando a Educação Híbrida na Prática” se destina à formação de educadores da educação básica para os usos de diferentes recursos analógicos e digitais disponíveis no contexto escolar. As 40 horas-aulas da atividade estão divididas em três módulos, descritos no site https://www.ced.seduc.ce.gov.br/curso-descomplicando-a-educacao-hibrida-na-pratica/.
Conforme o diretor pedagógico dos Núcleos de Inovação RIEH no Ceará, professor Thyago Teixeira, as formações foram desenvolvidas para promover uma compreensão contextual e crítica da metodologia e, assim, qualificar ainda mais sua utilização no processo de ensino-aprendizagem. Entre as ações de Educação Híbrida já desenvolvidas pelo Ceará está a oferta de videoaulas e materiais preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Integrante da iniciativa “Enem Chego Junto, Chego Bem”, a plataforma #Enemnarede disponibiliza a estudantes de Ensino Médio conteúdos abertos e gratuitos produzidos por professores da rede pública estadual.
Comentários