Inaugurado nesta sexta, 19 de abril, o primeiro Núcleo de Inovação do Distrito Federal (NIDF). A cerimônia de inauguração ocorreu no auditório do Espaço Cultural Neusa França, no Shopping ID.
Instalado na própria sede da Secretaria de Educação do DF (SEDF), o Núcleo de Inovação é um espaço projetado para fomento da Educação Híbrida. A iniciativa é proveniente dos investimentos federais do Ministério da Educação (MEC) na Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), projeto executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que atende à Política Nacional de Recuperação de Aprendizagens.
Em todo o Brasil, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará 52 Núcleos de Inovação, distribuídos em 24 Estados/Distrito Federal.
Em Brasília, este primeiro Núcleo deve atender:
97 escolas;
83.423 estudantes;
4.000 professores.
Klésia Matias, Coordenadora da RIEH no DF e Gerente de Inovação e Educação Híbrida na SEDF, contou que tem recebido todo o apoio da RIEH/UFAL: “desde a formação para uso dos equipamentos do Núcleo até a Especialização em Educação Híbrida que nós estamos fazendo. Estamos o tempo todo estudando e essa formação veio para ampliar ainda mais as nossas perspectivas aqui.”
De acordo com a Assessoria de Comunicação da SEDF, as produções no Núcleo serão iniciadas ainda neste primeiro semestre letivo.
Durante a cerimônia de inauguração, a Secretária de Educação do Distrito Federal (SEDF), Hévia Paranaguá, destacou que “avanços são muito importantes, assim como fazer bom uso deles para auxiliar os alunos na caminhada da aprendizagem”.
O Coordenador Nacional da RIEH, Ibsen Bittencourt, que estava presente na inauguração juntamente com outros coordenadores da RIEH, ressaltou que o aluno é o objetivo-fim do projeto: “tem algumas experiências no Brasil que a gente já vem mapeando, monitorando, e queremos trazer o aluno como protagonista dessa rede”.
Representando o Ministério da Educação (MEC) na cerimônia, a Coordenadora-Geral de Ensino Médio (COGEM/MEC), Valdirene Alves de Oliveira, destacou que a própria terminologia “Educação Híbrida” aponta para a “dimensão da tecnologia na educação, em que o híbrido envolve a tecnologia e a comunicação, possibilitando espaços e situações diferentes”.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários