Entre abril e junho de 2025, a “Oficina de Educação Híbrida na Perspectiva da Comunidade Escolar” reuniu presencialmente 627 educadores de escolas públicas de Ensino Médio em 22 estados e no Distrito Federal.

Organizados pela equipe de Implementação da RIEH em parceria com as coordenações da rede nos entes aderentes, os encontros integram a programação do curso “Educação Híbrida para Docentes: da Compreensão à Prática Pedagógica”. A formação é coordenada pela professora Daniela da Costa Britto Pereira Lima (UFG) e oferecida para mais de mil professores da rede pública de ensino em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH/NEES/UFAL).

Os participantes das oficinas compartilharam suas experiências com educação híbrida e interagiram com as tecnologias disponibilizadas pelos Núcleos de Inovação da RIEH no Distrito Federal e nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

A equipe de Implementação da RIEH esteve presente em todos os encontros, percorrendo o Brasil de norte a sul em pouco mais de dois meses . “Com os professores, pudemos conhecer mais sobre a ampla diversidade de práticas que já são realizadas em salas de aula de todo o país. Além disso, a troca de experiências durante os encontros proporcionou reflexões e fortaleceu o entendimento do conceito de educação híbrida adotado pela RIEH”, afirma a coordenadora de Implementação, Samantha Valencio.

“A RIEH trabalha com quatro grandes metas: implementar Núcleos de Inovação em Educação Híbrida (NIEH) em todo o território nacional, proporcionar capacitação técnica, oferecer recursos educacionais digitais e realizar o monitoramento e a avaliação da Educação Híbrida no Brasil”. Ibsen Mateus Bittencourt

Para o coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt, o engajamento tanto dos entes participantes quanto dos professores cursistas com a atividade presencial do curso reforça a necessidade e a importância de uma educação que leve em conta não apenas novas tecnologias, mas seja fortemente embasada no acesso equitativo a conteúdos de qualidade.

Oferecido pela RIEH em parceria com o MEC, o curso “Educação Híbrida para Docentes: da compreensão à prática pedagógica” iniciou em março de 2025, com conclusão no mês de agosto. Composto por cinco ecossistemas educativos, seu programa abrange atividades virtuais e momentos presenciais nos Núcleos de Inovação em Educação Híbrida (NIEH) alocados por todo o Brasil. “Nosso objetivo é que os professores compreendam a proposta pedagógica da RIEH e construam juntos um trabalho colaborativo e coletivo”, ressalta a coordenadora pedagógica da RIEH e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Daniela Lima.

No quinto ecossistema da formação, os educadores trabalharam em planos de aula multidisciplinares, tendo como base o conceito de educação híbrida. A aplicação prática dos planos desenvolvidos nos encontros presenciais resultará na publicação de um e-book após o término do curso.

Como material de apoio, as e os cursistas contam com o e-book “Educação Híbrida em Contexto com a RIEH: Conceito e Orientações Pedagógicas”, disponível em acesso aberto na biblioteca digital da RIEH.

Um compilado das imagens dos encontros presenciais está disponível no perfil da RIEH no Instagram.