A segunda edição da Expo da RIEH, realizada on-line em 21 de junho, reuniu mais de 100 participantes. Gestores e professores das redes públicas de ensino dos Estados que aderiram à RIEH puderam conhecer a experiência do Acre no seu processo de estruturação do Currículo para a Educação Híbrida e tiveram um momento rico de interação com o Prof. Ph.D. Seiji Isotani, um dos idealizadores do NEES/UFAL e atual professor visitante em Educação na Harvard Graduate School of Education.

O evento contou com a abertura da Coordenadora do Novo Ensino Médio, do Ministério da Educação (MEC), Valdirene Oliveira, que fez questão de destacar sua satisfação com a evolução da RIEH: “eu não tenho a menor dúvida que, tão amarradinho assim como cada ponto está se ligando ao outro com muito zelo, com muito cuidado... certamente, ouviremos falar muito dessa rede que está nascendo, muito bem gestada e cuidada por todos.”

Já o coordenador-geral do projeto, Ibsen Bittencourt, que também deu as boas-vindas aos participantes do evento, externou a sua alegria em receber os participantes: “a gente já viu uma representatividade muito grande aqui, de vários Estados, e isso nos deixa extremamente felizes e empolgados”.

Matéria 4 Expo da RIEH se consolida

A Profa. Danielly Matos, Chefe da Divisão de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre, compartilhou a experiência do Estado com a “Estrutura Curricular e Educação Híbrida”. Para ela, o Currículo na Educação Híbrida tem um foco: “buscar diminuir a alta evasão dos estudantes. É tornar o aprendizado muito mais significativo e atrativo para os nossos jovens. Esse jovem que vive hoje em um mundo completamente digital, uma cultura diferente da qual nós fomos formados.”

A Professora Danielly explicou que o currículo foi construído em conjunto com os professores da rede e tem foco em metodologias ativas, nas ferramentas e recursos virtuais, próprios da Educação Híbrida.

Ela afirma que, para criar uma matriz curricular específica, foi preciso pensar na estrutura física das escolas, o que elas já ofertavam e, ao mesmo tempo, criar uma estrutura que atendesse às diretrizes e parâmetros nacionais que implementam e que fomentam uma escola de EM de tempo integral. A Matriz contempla 35 horas, sendo 7 horas corridas diárias, com previsão de ampliação para atender às 1.400 horas determinadas. A professora destacou o desafio de mediar as formações docentes, inserindo propostas inovadoras para capacitar o quadro de professores a usar os recursos e disse que a adesão das escolas também foi um processo cuidadoso, permeado pelo diálogo.

Hoje, são 20 escolas funcionando no modelo de Educação Híbrida, no Estado do Acre. A professora apresentou ainda as Matrizes de Formação Geral Básica e de Itinerários Formativos, ambas para o Ensino Médio em Tempo Integral.

Matéria 4 Expo da RIEH se consolida 2

Após a apresentação da Profa. Danielly, o Prof. Ph.D. Seiji Isotani, iniciou um diálogo com os presentes na intenção de suscitar reflexões: “O que eu quis fazer foi uma forma da gente pensar em conjunto sobre Educação Híbrida e não somente Educação Híbrida, mas pensar sobre a liderança dos membros da RIEH para a melhoria de Educação no Brasil”, afirmou Seiji, que é hoje um dos pesquisadores mais proeminentes na área de Inteligência Artificial (IA) aplicada à Educação no Brasil.

Em sua apresentação, Seiji enfatizou a importância dos Estados priorizarem o desenvolvimento da visão estratégica e do planejamento para a implementação da Educação Híbrida, seguidos do plano de formação docente, para somente então, seguir com a efetivação pedagógica e infraestrutura tecnológica. Detalhando todo esse processo, o professor ratificou o papel das lideranças sobre a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e reforçou que é o aprendizado em rede que poderá viabilizar a consolidação da Educação Híbrida, portanto, a elevação da qualidade da Educação no país.

Repleta de novidades, a Alessandra Debone, coordenadora de implementação da RIEH que apresentou o evento, convidou os participantes para o encontro presencial da RIEH, que ocorrerá de 16 a 18 de outubro, em Maceió/AL, durante o XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), e anunciou o lançamento de um game híbrido “Caminhos da Implementação” (leia aqui post sobre o game), que terá primeira fase on-line e fases 2 e 3 presenciais durante o encontro, em Maceió.

Texto: Assessoria de Comunicação RIEH