O Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) instalado em infraestrutura física cedida pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) foi inaugurado nesta quarta-feira (08/05), no Ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió.
Estiveram presentes na solenidade a representante do Ministério da Educação (MEC), a Coordenadora-Geral do Ensino Médio Profa. Valdirene Alves de Oliveira, o Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Prof. Josealdo Tonholo, o Vice-diretor Geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da UFAL (NEES), Prof. André Magno de Araújo, o Coordenador Nacional da RIEH, Prof. Ibsen Bittencourt, e o Vice-Coordenador Nacional da RIEH, Prof. Ranilson Paiva, além do corpo de gestores e técnicos da Seduc no Estado.
Núcleo de Inovação de Maceió/AL.
Os Núcleos de Inovação são um importante equipamento tecnológico para viabilizar a implementação da educação híbrida na rede pública do Ensino Médio nos 23 Estados e Distrito Federal que aderiram à RIEH. Em Maceió, já há um Núcleo de Inovação modelo instalado na UFAL desde 2023 que, enquanto projeto-piloto, é um laboratório para operação e práticas.
Para a gerente de Inovação e Tecnologia na Educação da Seduc/AL, Andrea Maciel, o espaço vai permitir a produção de material audiovisual e a formação de professores da rede pública estadual, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “a finalidade é fomentar a educação híbrida. Teremos a transmissão ao vivo de videoaulas pelo YouTube, além de aulões para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e de lives que abordem a tecnologia e a inovação. Faremos com que os professores se sintam à vontade para experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras”, explica a gerente.
A Secretária Executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, declarou que está "muito feliz de saber que nós vamos ter um espaço para ultrapassar fronteiras e chegar no nosso aluno lá no Sertão, nos quatro cantos de Alagoas. Que a gente possa cada vez mais fortalecer e construir a educação que os nossos alunos têm direito e precisam".
Com todas as metas do Projeto em plena realização, o Coordenador Nacional da RIEH, Prof. Ibsen Bittencourt, explica que é hora de ampliar a atenção às questões pedagógicas que envolvem a RIEH: "Junto com o MEC, estamos trabalhando com vários especialistas em educação híbrida, estruturando todo o modelo pedagógico, levando em consideração a diversidade do Brasil. Este projeto previa, inicialmente, chegar nas Secretarias de Educação e nós chegamos. A gente vem fazendo esse trabalho, mas agora estamos avançando até o professor, nas escolas e, nosso principal objetivo é chegar lá na ponta, no aluno impactado com a melhor educação e aprendizagem no nosso país".
O Prof. André Magno, Vice-diretor Geral do NEES, Núcleo que gerencia e executa a RIEH entre outros projetos em parceria com o Ministério da Educação (MEC), afirma que está muito feliz e satisfeito com os resultados que o projeto vem apresentando: "Sabemos que esta iniciativa já está gerando impacto positivo na Educação em todo o país, mas nós não vamos medir esforços para ampliar cada vez mais o impacto que a educação híbrida pode trazer para a educação no Brasil".
A Coordenadora-Geral do Ensino Médio (COGEM/MEC), Profa. Valdirene Alves de Oliveira, reforçou:
"Se a tecnologia que chega se mostrar como algo para facilitar e potencializar o trabalho, teremos adeptos. Então a estratégia pedagógica deve ser aquela em que o professor e o estudante, nesse processo de ensino e aprendizagem, têm a possibilidade de descobrir o seu caminho".
Além do Núcleo de Inovação inaugurado, que tem a capacidade de convergir a produção audiovisual a ser disponibilizada aos alunos do Ensino Médio, a RIEH disponibiliza ainda aos Estados integrantes da Rede outros 3 sistemas interligados, que são o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Repositório para Recursos Educacionais Digitais (RED) e um sistema administrativo. Além disso, 79 escolas do Estado receberão Equipamentos dos Laboratórios Escolares Multimídia, que dão capilaridade na conexão e interação entre toda a rede. De acordo com a assessoria de comunicação da Seduc/AL, o Núcleo de Inovação já está disponível à comunidade escolar, mediante agendamento.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários