O ministro da Educação, Camilo Santana, participou nesta quinta-feira, 11 de setembro de 2025, da inauguração de quatro núcleos de inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) no Pará. Com investimentos de R$ 3,7 milhões dos governos federal e estadual, os núcleos localizados nas cidades de Belém, Breves, Marabá e Santarém beneficiarão mais de 300 mil estudantes de Ensino Médio.

O evento ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Atenção Básica do Estado do Pará (Cefor), localizado no Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP). Também estiveram presentes na cerimônia de entrega em Belém a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, o secretário de Educação do Pará, Ricardo Sefer, o coordenador nacional da RIEH, Ibsen Matheus Bittencourt, estudantes e professores da rede pública de ensino.

Fruto de parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), a RIEH integra a Política Nacional do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Além de promover a implementação de estratégias de educação híbrida por meio do uso de tecnologias e metodologias inovadoras, a RIEH proporciona a cooperação e a união de esforços para o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre as 24 unidades federativas integrantes.

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Inauguração Pará_Foto Eliseu Dias

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Fruto de parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), a RIEH integra a Política Nacional do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Além de promover a implementação de estratégias de educação híbrida por meio do uso de tecnologias e metodologias inovadoras, a RIEH proporciona a cooperação e a união de esforços para o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre as 24 unidades federativas integrantes.

Na solenidade, o ministro Camilo Santana frisou o papel estratégico da RIEH. “Os núcleos de inovação são essenciais para potencializar a educação híbrida. É uma ação que complementa a formação dos alunos não só no Pará, mas em todo o país”, afirmou.

O secretário Ricardo Sefer destacou a relevância da RIEH para a comunidade escolar paraense. “Esta iniciativa é encantadora, promissora e já está mobilizando nossas equipes com energia e dedicação para desenvolver formações e ações baseadas em tecnologia. É um olhar humano e cuidadoso para a educação no nosso estado”, disse.

Benefícios para estudantes, professores e escolas

O coordenador de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) da Seduc/PA, professor Jó Helder Vasconcelos, explicou que os núcleos vão permitir a produção de conteúdos contextualizados e regionalizados, valorizando a diversidade cultural do Pará. “Os estúdios do Cefor foram implantados para produzir conteúdo para professores, mas também vão servir à comunidade estudantil. A ideia é diversificar e regionalizar a produção, incluindo conteúdos feitos por professores, alunos e escolas locais. Isso valoriza nossas culturas indígena, quilombola e demais, e promove a contextualização do ensino, fortalecendo o apoio pedagógico e a recomposição das aprendizagens”, falou.

O professor Paulo Davi, que atua na área de informática educacional, ressaltou que a RIEH representa um avanço no uso pedagógico das tecnologias e na formação integral dos estudantes. “Esses núcleos vão possibilitar que os professores explorem ferramentas tecnológicas de forma criativa e alinhada ao currículo, criando vídeos, podcasts e outros materiais digitais. Isso amplia o engajamento dos alunos e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, aproximando a escola da realidade tecnológica que eles já vivenciam no cotidiano”, observou.