O Piauí inaugurou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, seu primeiro Núcleo de Inovação, o 45º da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) em todo o país. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Rafael Tajra Fonteles, da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, da coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, do secretário de estado de Educação, Washington Bandeira, e do coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt.

Localizado no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Prof.ª Julia Nunes Alves, em Teresina, o Núcleo de Inovação da RIEH terá capacidade para atender mais de 140 mil alunos e mais de 10 mil professores do Ensino Médio. Um segundo Núcleo deve ser inaugurado em breve no Centro de Formação de Professores de Teresina, totalizando um investimento de R$ 1,8 milhão.

Descerramento PI 2-Angelo Miguel MEC

Foto: Miguel Angelo / MEC

Educação Básica na COP30: transformação de realidades locais

Transmitido pelo canal do MEC no YouTube diretamente do Núcleo de Inovação da RIEH em Teresina, o webinário “EduCOP30: Educação para o Clima e Inovação para o Futuro” trouxe para a programação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) a contribuição de estudantes e professores da Educação Básica. Com a presença do ministro Camilo Santana e de participantes de todos os estados e do Distrito Federal, o evento pautou a temática das mudanças climáticas nas escolas a partir da divulgação de projetos escolares que promovem aprendizagens contextualizadas nos diferentes biomas brasileiros, fortalecendo a integração entre educação, território e sustentabilidade.

O webinário apresentou iniciativas desenvolvidas nos estados de Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul a partir da interação com os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. Essas experiências mostraram o quanto a educação básica tem a contribuir para a discussão de pautas como justiça climática e mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Proporcionaram, ainda, a conexão entre a temática do clima e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro.

O ministro coordenou a apresentação do quizz “Descubra o Bioma!”, atividade interativa desenvolvida pela equipe pedagógica da RIEH para integrar as pessoas que acompanhavam o evento em todo o Brasil. O acesso ao jogo foi disponibilizado por meio de QRCode projetado na tela da transmissão e as respostas foram coletadas por meio da ferramenta Mentimeter, ressaltando a proposta de educação híbrida da RIEH. O estudante da 3ª série do Ensino Médio Isaac de Souza auxiliou o ministro no desenvolvimento do jogo. Aluno da escola em que foi instalado o Núcleo de Inovação, Isaac é beneficiário do Programa Pé-de-Meia e pretende cursar engenharia elétrica, com foco em energias renováveis. Ele também vem se beneficiando das preparações para o ENEM disponibilizadas por meio da RIEH e se sente motivado para as provas.

RIEH COP30 1

O encontro também contou com a participação especial da influenciadora Kananda Eller, em uma palestra sobre racismo ambiental com a participação de estudantes e professores em Núcleos da RIEH de todo o país. Produtora de conteúdo conhecida como @deusacientista, Kananda é cientista formada em química e mestra em ensino de ciências ambientais pela USP. Seu trabalho consiste em popularizar o conhecimento científico e divulgá-lo de uma maneira mais democrática.

RIEH COP30 kanandra


Sediada em Belém, no Pará, a COP30 reunirá entre 10 e 21 de novembro líderes, cientistas, organizações do terceiro setor e representantes da sociedade civil de todo o mundo para buscar soluções reais e eficazes para o enfrentamento à mudança do clima. Muito além de uma troca de ideias, a conferência reforça o papel do Brasil na busca por consensos globais.

Sobre a RIEH

Uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) é apoiadora do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (Decreto nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025) e integra a PNAEM - Política Nacional do Ensino Médio (Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024), que busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, bem como reduzir a evasão escolar. Voltada à implementação tecnológica, conceitual e didático-pedagógica do modelo de educação híbrida no Brasil, ela leva em conta as particularidades de cada região em que se faz presente.

A RIEH considera que o conceito de educação híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo também combinar com outras fora dela. O objetivo é a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo dos estudantes.