Três Núcleos de Inovação foram inaugurados oficialmente em Boa Vista pelo Ministério da Educação (MEC), pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e pelo Governo de Roraima nesta quarta-feira, 23 de julho de 2025. A entrega consolida o compromisso do estado com a expansão da educação híbrida e com a promoção de mais equidade e qualidade no Ensino Médio.

Equipados com câmeras robóticas, kits de iluminação, notebooks, microfones, tablets, TVs, mesas de apoio, tripés, cadeiras giratórias, caixas de som e ilhas de edição, os Núcleos permitem que professores e estudantes da rede estadual produzam materiais audiovisuais com foco na inovação do processo de ensino-aprendizagem. Dois dos espaços estão localizados no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e o terceiro no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).

.

Estúdio NI RR

.

O coordenador estadual da RIEH, Samuel Castro, destacou os avanços que os núcleos proporcionam a Roraima, principalmente em relação à recomposição das aprendizagens. “Estamos dando um passo muito importante para o crescimento da nossa Educação. Além de potencializarem a implementação e oferta da educação híbrida, os estúdios nos dão a possibilidade de inovar em outras frentes, como, a de aulas mediadas por tecnologias, por exemplo”, afirmou.

A inauguração também contou com a coordenadora-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC), Valdirene Alves de Oliveira, o secretário estadual de Educação, Mikael Cury-Rad, a secretária adjunta de Educação, Raimunda Rodrigues, a coordenadora de contratos e licitação da RIEH e pesquisadora do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), Luciana Santa Rita, e o consultor de Implementação da RIEH, Diego Araújo de Almeida. Juntamente com gestores escolares e coordenadores pedagógicos de ensino médio, eles participaram de visitas guiadas às instalações dos núcleos e puderam experimentar seus equipamentos, recursos e tecnologias.

.

Reunião pedagógica RR

.

Reconhecida pelo Decreto Nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025, como parceira dos entes federativos aderentes ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, a RIEH é coordenada nacionalmente pelo pesquisador Ibsen Mateus Bittencourt. Um acordo de cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios, o Pacto tem como finalidade assegurar padrões adequados de aprendizagem e de desenvolvimento dos estudantes da educação básica e mitigar os impactos na oferta de serviços educacionais causados por eventos que gerem situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela União.

Desenvolvida em parceria pelo MEC e pelo NEES/UFAL para oferecer apoio técnico e de infraestrutura de sistemas tecnológicos à rede pública de ensino, a RIEH atua desde 2022 para promover a complementação e a ampliação de estratégias de implementação da educação híbrida. Atualmente, conta com 40 Núcleos de Inovação entregues no Distrito Federal e diversos estados brasileiros. Além disso, a RIEH proporciona aos entes aderentes recursos como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), repositório e biblioteca virtuais. Por meio de uma equipe de consultores especializados e de seu Observatório, a Rede também realiza o acompanhamento, a análise e avaliação da educação híbrida no Brasil.