Os estudantes monitores das escolas estaduais de Maceió e Rio Largo participaram na sexta-feira, 6 de setembro, de um encontro especial para dar início à agenda de mobilização para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na rede estadual de Alagoas. Realizado em parceria com o Observatório da RIEH/UFAL, o momento contou com oficinas práticas, troca de experiências e apresentação de ideias criativas.
A proposta é que os monitores retornem às suas escolas com a missão de liderar ações que incentivem toda a comunidade estudantil à permanência na escola, à conclusão do Ensino Médio, à análise da qualidade do ensino, com o SAEB, e à busca por uma vaga no ensino superior, por meio da participação no Enem.
O Saeb é uma ferramenta crucial para o diagnóstico da qualidade do ensino no Brasil. Através de testes e questionários aplicados a cada dois anos, ele fornece dados essenciais sobre o desempenho dos estudantes em disciplinas como português e matemática, além de coletar informações sobre o contexto social e escolar. A partir desses resultados, o Ministério da Educação e as secretarias de ensino podem identificar as principais deficiências do sistema educacional e planejar políticas públicas mais eficazes, além de servir como um indicador importante para escolas, gestores e professores.
As habilidades e competências exigidas no Enem frequentemente refletem as metas e os padrões de qualidade estabelecidos com base nos resultados do Saeb, demonstrando como os dois exames, apesar de terem propósitos diferentes, se complementam na busca por uma educação brasileira de maior qualidade.
Comentários