A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) realiza nos dias 18 e 19 de março o "Observatório de Educação Híbrida: Integração de Saberes na Prática". O evento ocorre no prédio do Observatório da RIEH, no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, e marca o lançamento da formação “Educação Híbrida para Docentes”, com transmissão ao vivo da aula inaugural pelo canal da RIEH no YouTube. Participam do encontro representantes do Ministério da Educação (MEC), da UFAL, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Secretaria Estadual de Educação e professores da rede de estadual de ensino de Alagoas.

Durante o evento serão oferecidas oficinas e atividades no ambiente virtual da RIEH. Integrada em nível nacional, a plataforma AVA possibilita o acesso de escolas públicas a disciplinas e unidades curriculares oferecidas por qualquer instituição que pertença ou seja parceira da Rede. Além disso, facilita o compartilhamento de conteúdos e o reaproveitamento de Recursos Educacionais Digitais entre escolas e até entre os Estados. Nela, os professores podem fazer a conexão entre as aulas presenciais e atuar como mediadores das atividades e tarefas on-line, bem como acompanhar o desenvolvimento e a evolução de cada aluno pelos relatórios oferecidos. Esse acompanhamento possibilita aos educadores, quando necessário, reorganizar as atividades e ajustá-las para ampliar a experiência de aprendizagem.

Formação continuada de professores no âmbito da RIEH

A formação “Educação Híbrida para docentes: da compreensão à prática pedagógica” será ministrada de março a agosto de 2025. Com aulas virtuais e momentos presenciais realizados nos Núcleos de Inovação em Educação Híbrida (NIEH) de cada estado, o curso é composto por cinco ecossistemas educativos. Após percorrerem os quatro ecossistemas iniciais, as e os cursistas construirão um plano de aula multidisciplinar por escola participante, que terá como base o conceito de Educação Híbrida. O plano terá aplicação prática e os relatos de experiência da atividade comporão um e-book. “Nosso objetivo é que os professores compreendam a proposta pedagógica da RIEH e construam juntos um trabalho colaborativo e coletivo”, ressalta a pesquisadora e consultora pedagógica da RIEH, Daniela Lima.

Foram disponibilizadas para a formação 40 vagas por estado participante, destinadas a professores de áreas do conhecimento distintas. Os certificados para as e os participantes serão expedidos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como material de apoio, as e os cursistas contam com o e-book “Educação Híbrida em Contexto com a RIEH: Conceito e Orientações Pedagógicas”, disponível gratuitamente na biblioteca digital da RIEH.

Observatório da RIEH

A estrutura física do Observatório deve ser inaugurada durante a Expo RIEH, prevista para o segundo semestre de 2025.

A versão virtual do Observatório apresenta indicadores de monitoramento nas redes de ensino participantes, organizados em painéis de dados e bases para download. Disponibiliza também uma biblioteca de educação híbrida com artigos acadêmicos, relatórios de pesquisa e ferramentas de gestão, bem como um glossário de palavras-chaves para a implementação da Rede e de termos centrais para a compreensão da Educação Híbrida.

Núcleos de Inovação em Educação Híbrida (NIEH)

Os Núcleos de Inovação são espaços munidos de tecnologias destinadas a apoiar a Educação Híbrida por meio da produção de conteúdo multimídia para estudantes e professores. São parte das estratégias pedagógicas de cada secretaria de educação. Os equipamentos e mobiliários são fornecidos e instalados pela RIEH. Cada secretaria de educação designa espaço físico onde funcionará o Núcleo de Inovação, levando em conta características como, por exemplo, a facilidade de acesso, a boa conectividade de internet e a adequação da rede de energia elétrica.