O primeiro Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) oficialmente inaugurado com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL) fica em Natal/RN, nas instalações da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), no Centro Administrativo. A cerimônia de inauguração aconteceu nesta segunda-feira, 15 de abril.
Os Núcleos de Inovação são estúdios equipados com tecnologia audiovisual de ponta para captação, transmissão e edição de imagens. Para a Coordenadora-Geral de Ensino Médio (COGEM) do Ministério da Educação (MEC), a Profa. Valdirene Alves de Oliveira, os Núcleos são “espaços de inovação pedagógica, de inclusão e de possibilidades de integração de diferentes formas de produções, na perspectiva da Educação Híbrida, ou seja, na qual ensino e aprendizagem sejam compreendidas como inseparáveis”.
Foto: Assessoria de Comunicação da RIEH
A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que descerrou a placa do novo Núcleo, afirmou que os Núcleos de Inovação que o Estado recebe se aliam às “586 escolas da rede estadual de ensino, equipadas com internet banda larga e outras ferramentas tecnológicas, para aperfeiçoamento do processo de ensino e a aprendizagem”. Para a Secretária de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), Socorro Batista, “este Núcleo vai contribuir para que a gente possa, cada vez mais, ampliar todo o processo de retomada das aprendizagens, de fortalecimento do conhecimento e, sobretudo, para que professores e alunos adquiram a cultura de também fortalecer a educação por meio da Rede de Inovação da Educação Híbrida.
Fotos: SEEC/RN
O Rio Grande do Norte será contemplado ainda com outros 3 Núcleos de Inovação. De acordo com Josenildo Souza, coordenador de Inovação em Tecnologias Educacionais da SEEC/RN, a expectativa é que a infraestrutura dos Núcleos de Caicó e Pau dos Ferros esteja concluída no segundo semestre de 2024, e de Mossoró, até o primeiro semestre do próximo ano.
Ao todo, houve a adesão à RIEH em 23 Estados e Distrito Federal, e estão previstos 52 Núcleos de Inovação, que deverão ser instalados até 2025. A aquisição, distribuição e instalação dos Núcleos é a primeira das quatro grandes metas do Projeto, que está em pleno processo de implementação: “a segunda meta é a capacitação, que estamos atendendo, principalmente, com a Especialização - a primeira de Gestão Pública para Educação Híbrida no Brasil. Aí vêm os sistemas que foram desenvolvidos, entregamos 17 registros de softwares e estão vindo mais 10. E a quarta grande meta que está em desenvolvimento é o monitoramento após a implantação desses Núcleos, que é o Observatório da RIEH. A partir do nosso Núcleo lá em Maceió, vamos monitorar tudo isso”, explica o Coordenador Nacional da RIEH, profº Ibsen Bittencourt.
O próximo Núcleo de Inovação a ser inaugurado com a presença de representantes do MEC e da UFAL é o de Brasília, com cerimônia prevista para esta sexta-feira, 19 de abril.
Incremental do MEC
Além de toda esta tecnologia prevista no projeto desde o início, o Ministério da Educação decidiu incrementar ainda mais a conectividade das escolas do Ensino Médio e irá fornecer Equipamentos dos Laboratórios Escolares Multimídia. Serão cerca de 2.000 kits de equipamentos para transmissão audiovisual em que as escolas podem realizar eventos e interconexões on-line, além de outras iniciativas pedagógicas.
Os critérios de elegibilidade destas escolas foram baseados na promoção da equidade e da inclusão (INSE/INEP). De acordo com a Prof.ª Valdirene Alves de Oliveira (COGEM/MEC), 98% das escolas que irão receber esses equipamentos são escolas classificadas com indicadores socioeconômicos 1, 2 e 3, sobretudo, 1 e 2: “São escolas que possuem as condições menos favoráveis. Ao invés de favorecer quem tem muito, estamos favorecendo quem tem menos”, explica. Há um potencial de beneficiar 723.476 estudantes do Ensino Médio.
Perfil das Escolas que receberão Equipamentos dos Laboratórios Escolares Multimídia:
. 73% estão localizadas na região Nordeste, 15% na região Norte, 10% na região Sudeste e 1% nas regiões Sul e Centro-Oeste.
. 18% se localizam em área rural, 6% em área de assentamento, terra indígena ou comunidades remanescentes de quilombos.
. 91% têm internet banda larga.
. 11% dos estudantes são brancos, 65% são negros, pretos e pardos e 1,3% são indígenas, de acordo com a autodeclaração no Censo Escolar.
“Agora é a hora de todos nós, que atuamos na gestão das escolas, das secretarias, no Ministério da Educação pensarmos nos melhores projetos pedagógicos para o uso dessa tecnologia. Tecnologia não é fim; ela é meio e só faz sentido se for para diminuir a desigualdade e promover uma melhor construção de conhecimento e a disseminação para todos”, reforça a Coordenadora-Geral da COGEM/MEC.
Neste sentido, a Coordenadora-Geral da COGEM/MEC se reunirá na terça, dia 16, com o setor pedagógico da SEEC/RN: "A ideia é conhecer as experiências, saber sobre as principais dificuldades e o que o MEC pode contribuir nesse trabalho, que é tão importante no nível médio", afirma a Professora.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários