A equipe de implementação da RIEH lançou o jogo "Caminhos da Implementação". A intenção foi criar uma rede de colaboração entre consultores e Estados participantes do projeto para, juntos, construírem um "plano de ação para implementação da Educação Híbrida de forma divertida e colaborativa", afirma a consultora de Implementação da RIEH, Marielle Azoubel, que ajudou a elaborar o jogo.
A coordenadora da Implementação da RIEH, Alessandra Debone, afirma que o jogo "é uma forma de engajar os Estados no planejamento da Educação Híbrida, além deles compartilharem entre si as experiências e o que cada um está planejando".
Como não poderia deixar de ser, o jogo Caminhos da Implementação é uma atividade híbrida, composta por três fases: a primeira, on-line, teve início em 31 de julho. Nesta fase, as ações que compõem a Fase 1 dos processos de Implementação da RIEH (conforme Guia de Implementação) são lançadas como desafios aos Estados:
- Desafio 1: Estruturação do Programa de Educação Híbrida do Novo Ensino Médio
- Desafio 2: Implementação do Núcleo de Inovação
- Desafio 3: Acesso e Utilização dos Sistemas
- Desafio 4: Estruturação dos Recursos Educacionais Digitais
As fases 2 e 3 do jogo serão realizadas presencialmente durante o encontro presencial da RIEH, em Maceió, nos próximos dias 17 e 18 de outubro.
O também consultor de Implementação Diego Almeida, afirma que o jogo foi bem recebido pelos Estados e ponderou que, por conta dos diferentes contextos e realidades, os Estados encontram-se em momentos diferentes no processo de implementação, "consequentemente, existem níveis de engajamento no jogo também diferentes, mas a gente acredita que, de forma geral, o jogo vai trazer a discussão pras secretarias e isso é muito positivo."
Já o coordenador técnico da RIEH, Thomaz Veloso, acrescenta que "a gente tem um momento agora em que as redes vão trabalhar de forma isolada, mas ao final do jogo, culminando no nosso evento em Maceió, a gente vai ter uma interação entre todas as redes discutindo e apresentando tudo aquilo que foi construído individualmente e lá, no caso, em conjunto. A gente tem em Maceió a rede colaborativa se formando, a própria RIEH se formando e se fortalecendo cada vez mais."
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários
SILVANECIA PEREIRA DE MORAES
Enviado há 6 meses, 4 semanas