O primeiro Núcleo de Inovação do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 14 de maio de 2025 no Colégio Estadual João Alfredo, localizado em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. Destinado à produção de conteúdo multimídia para a formação de professores e estudantes por meio das tecnologias digitais, o Núcleo de Inovação é composto por sala pedagógica, estúdio, ilha de edição e camarim.
O espaço foi possibilitado por investimentos federais do MEC na Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), projeto executado pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e que atende o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Participaram do evento a coordenadora-geral de Ensino Médio do Ministério da Educação, Valdirene Alves; a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto; o coordenador nacional da Rede de Inovação para Educação Híbrida, Ibsen Mateus Bittencourt; a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel; e a consultora de implementação da RIEH para o Rio de Janeiro, Fabíola Peres.
A instalação de um núcleo em uma escola pública do Rio de Janeiro demonstra a potência de inovação que esse espaço pode desempenhar na formação dos estudantes e no apoio aos professores. A RIEH pode apoiar muitas ações pedagógicas. Uma educação pública de qualidade é direito dos estudantes.
A secretária de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), Roberta Barreto, celebrou a inauguração do equipamento. "Sabemos que a tecnologia é uma caixinha de segredos dentro desse universo chamado educação. A gente precisa ter conhecimento, compartilhar saberes e dividir também tudo aquilo que sabemos. Este Núcleo é para todos nós, professores, agentes transformadores que vão fazer com que os nossos estudantes passem por esse portal”, afirmou.
A subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, considerou que o Núcleo de Inovação da rede estadual representa “um marco na modernização da educação”. “Este espaço é mais do que uma estrutura tecnológica, é um ambiente de criação, colaboração e formação, onde professores e estudantes poderão desenvolver competências alinhadas aos desafios do presente e do futuro", completou.
O coordenador nacional da RIEH, Ibsen Bittencourt, ressaltou que o Núcleo de Inovação do Rio de Janeiro vai contribuir para formação de professores, produção de materiais didáticos de alta qualidade, apoio ao Pacto de Recomposição de Aprendizagens e fortalecimento da educação híbrida. “Ainda mais com as instalações e ambiente inovador, moderno, que atende às expectativas e aos anseios de professores e estudantes”, destacou.
.

Comentários