O Ministério da Educação (MEC), o Governo do Rio Grande do Norte e a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) inauguraram nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, o terceiro Núcleo de Inovação no estado. Localizado no município de Caicó, o espaço representa um passo importante para a interiorização da Rede, que já conta com núcleos em Natal e Pau dos Ferros. Com investimento total de R$ 500 mil, sendo R$ 250 mil aplicados pelo Governo do Estado na adequação estrutural e aquisição de equipamentos, além de outros R$ 250 mil oriundos do Governo Federal, a nova unidade passa a integrar a rede potiguar dedicada à produção de conteúdos audiovisuais, formação continuada e desenvolvimento de tecnologias educacionais. Um novo Núcleo da RIEH será inaugurado em breve no RN, no município de Mossoró.
Com a presença do ministro Camilo Santana, da governadora Fátima Bezerra, da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, da secretária da Educação do RN, Maria Socorro da Silva Batista, e do coordenador-geral da RIEH, Ibsen Mateus Bittencourt, o evento teve transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Durante a live, o ministro falou sobre as múltiplas possibilidades pedagógicas proporcionadas pelos estúdios da RIEH: “videoaulas, podcasts, conferências com outros Núcleos da RIEH, capacitação e formação de professores. Este é um equipamento que faz parte da política do MEC para fortalecer toda a rede pública de ensino”.
Camilo Santana também destacou o trabalho dos estados e municípios brasileiros para a implementação das políticas públicas de Educação. “O papel do MEC é de coordenação dessa parceria”, disse.
Pioneirismo
O Rio Grande do Norte foi o primeiro ente federativo a receber um Núcleo de Inovação da RIEH. Instalado em 2023, o núcleo de Natal foi inaugurado na mesma data em que o Programa Pé-de-Meia foi lançado no estado: 15 de abril de 2024.
“Neste percurso de um ano e sete meses, muita coisa aconteceu na Secretaria de Estado da Educação com o apoio da RIEH. Um segundo Núcleo foi inaugurado em 11 de julho de 2025, em Pau dos Ferros, o primeiro da RIEH fora de uma capital”, comemorou a governadora Fátima Bezerra. “Esta iniciativa é fundamental para que lidemos com os desafios da educação contemporânea”, completou.
A secretária da Educação, Maria do Socorro, destacou a contribuição da RIEH para a rede de ensino. Atualmente, mais de 370 vídeos já foram produzidos pelos núcleos potiguares, beneficiando mais de 25 mil alunos.
Uma rede que inspira
Em conexão direta com os dois Núcleos da RIEH no Rio Grande do Norte, o ministro Camilo Santana ressaltou as ações do MEC para a implementação da Educação Híbrida, chamando atenção para as experiências inovadoras desenvolvidas pela rede de ensino potiguar. Entre elas, o trabalho do professor José Genilson da Costa, da Escola Estadual João Ferreira de Souza, responsável pela formação Educação Fiscal na Palma da Mão, iniciativa realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da RIEH que aborda a relação entre a arrecadação de tributos e o investimento em políticas como Programa Pé-de-Meia.
A atuação das professoras Ana Maria Carneiro e Ana Claúdia da Costa, da Escola Estadual Doutor Edino Jales, localizada no município de Patu, também está entre os destaques da RIEH no RN. Integrantes da primeira turma do curso Educação Híbrida para Docentes, elas desenvolveram com seus estudantes o projeto Serra do Lima Sustentável, apresentado durante a EduCOP 30, representando o bioma da Caatinga. O trabalho tem como foco as características únicas da vegetação do semiárido e as adaptações das plantas para resistir à seca, como espinhos, caules suculentos e folhas caducas. O projeto reforça, ainda, a mensagem de que preservar a Caatinga é cuidar do futuro e da identidade do povo nordestino.
A iniciação científica também é valorizada no Rio Grande do Norte com a realização do Seminário do Ensino Médio Potiguar. O evento dá visibilidade ao trabalho de estudantes como Luma Câmara e Paula Hellen. Orientadas pela professora Larici Rodrigues, elas desenvolveram um projeto sobre educação inclusiva e ferramentas digitais que dialoga diretamente com a implementação da Política Nacional de Ensino Médio. O trabalho foi apresentado em outubro deste ano pelas estudantes na terceira edição do Seminário.
Outra contribuição fundamental dos Núcleos de Inovação potiguares é a formação Se Liga no Enem, com destaque para a formação sobre redação, conduzida pela professora Kalyne Varela. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, o Rio Grande do Norte foi o estado com o maior percentual de notas altas em redação: a cada 1000 estudantes, oito atingiram notas 950+. Kaline falou sobre a importância das aulas para o desenvolvimento da habilidade e do olhar crítico sobre os mais diversos temas, entre eles o do antirracismo e o do envelhecimento, tema da prova deste ano.
Benefícios para os estudantes
A live de inauguração também trouxe as experiências de quem fez neste ano a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e de egressos que já estão matriculados em universidades públicas.
Treineira do Enem em 2024, a estudante Iasmin Barrado contou como suas habilidades em redação evoluíram com as aulas do Se Liga no Enem. A futura pedagoga disse que a abordagem de temas atuais nas videoaulas fez com que ela se sentisse mais segura. “Em 2024 não fui tão bem na redação, mas em 2025 fiz o Enem para valer”, disse. Sensação compartilhada por Samuel Santos, que pretende cursar a licenciatura em História. Para ele, o apoio dos vídeos das matérias de exatas foi muito importante, uma vez que sente dificuldade nesta área. “Consegui me desenvolver bem neste aspecto da prova”, comemorou.
Para a hoje estudante de Enfermagem Maria Eduarda, a possibilidade de acessar os conteúdos do Se Liga no Enem de forma assíncrona garantiu sua aprovação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com uma rotina de vida atribulada, ela pode aprofundar os estudos de forma mais sistemática. “Assistia às videoaulas no meu tempo disponível e a didática dos professores me ajudou muito”, contou.
No primeiro semestre do curso de Ciências da Computação, Francisco das Chagas Neto falou sobre como os materiais produzidos pela RIEH o auxiliaram a entrar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “O projeto me passou o conforto e a segurança de implementar os conteúdos das aulas no meu cotidiano”, afirmou.
Sobre a RIEH
Uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) é apoiadora do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (Decreto nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025) e integra a PNAEM - Política Nacional do Ensino Médio (Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024), que busca tornar a educação mais relevante e atrativa para os jovens, bem como reduzir a evasão escolar. Voltada à implementação tecnológica, conceitual e didático-pedagógica do modelo de educação híbrida no Brasil, ela leva em conta as particularidades de cada região em que se faz presente.
A RIEH considera que o conceito de educação híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo também combinar com outras fora dela. O objetivo é a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo dos estudantes. Atualmente, a Rede conta com 46 Núcleos de Inovação já inaugurados em 24 unidades da federação.
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