Inaugurado nesta terça-feira (13/08), o primeiro Núcleo de Inovação (NI) da RIEH em Rondônia, instalado na capital, Porto Velho (RO). De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação, “é um marco inicial para ampliar a aprendizagem por meio híbrido e assim contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes e atualização profissional dos docentes”.
A Gerente de Desenvolvimento Curricular da Seduc/RO, Luciana Nobre, explicou que o atendimento do Núcleo de Inovação será, prioritariamente, ao Ensino Médio Noturno, que tem uma carga horária de 30% a distância, podendo ser ampliado para os espaços pedagógicos de Educação Híbrida. Mas, para viabilizar as práticas pedagógicas com a instalação do NIs, será necessário, antes, prover a formação continuada dos professores. Neste sentido, o Núcleo de Inovação deverá impactar de imediato os professores de 199 escolas estaduais, beneficiando indiretamente mais de 41 mil estudantes.
Já são 22 Núcleos de Inovação entregues pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). “Cada novo NI representa um passo importante na construção de uma rede de aprendizado mais conectada e colaborativa, que valoriza a inovação pedagógica e o uso de tecnologias para enriquecer o ensino e a aprendizagem”, enfatiza Samantha Valencio, coordenadora de implementação da RIEH nos Estados.
Núcleos de Inovação já entregues:
. 02 NI no Tocantins
. 03 NI no Acre
. 02 NI em Alagoas (sendo um na UFAL)
. 01 NI no Distrito Federal
. 01 NI no Rio Grande do Norte
. 01 NI em Rondônia
. 03 no Amapá
. 02 no Ceará
. 01 em Goiás
. 01 no Mato Grosso do Sul
. 01 no Pará
. 01 no Rio de Janeiro
. 02 em Roraima
. 01 em Sergipe
A RIEH prevê 52 Núcleos de Inovação instalados nos 24 Estados/Distrito Federal aderentes à rede até 2025.
Pela RIEH, estiveram presentes na inauguração em Porto Velho (RO), junto com a coordenadora de Implementação nos estados e do Distrito Federal, Samantha Valencio, o Coordenador-Geral da RIEH, Prof. Ibsen Bittencourt, e a Profa. Luciana Santa Rita, Coordenadora de Infraestrutura da RIEH, que representou o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal do Alagoas (UFAL).
Para o Ministério da Educação (MEC), essa inauguração é mais uma ação profícua em parceria com a UFAL para a recomposição das aprendizagens, sendo uma iniciativa ao combate a desigualdade social com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências adequada à última etapa da educação básica - Ensino Médio.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH.
Comentários