A Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC-TO) inaugurou nesta quinta-feira (16/05) a segunda unidade do Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), em Palmas. O novo Núcleo integra um complexo multimídia, onde também foi instalado o primeiro, em outubro de 2023. O prédio fica em um anexo da Seduc/TO, junto à Superintendência de Educação Básica do Estado.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria (ASCOM-TO), os dois Núcleos de Inovação já inaugurados devem atender, uma média de 240 escolas estaduais de Ensino Médio, impactando 6.238 estudantes do Ensino Médio, fortalecendo e consolidando as aprendizagens significativas expressas no Documento Curricular do Tocantins (DCT).
Descerramento da placa de inauguração do Núcleo de Inovação em Palmas/TO.
Participaram da cerimônia de inauguração, representando o Ministério da Educação (MEC), a Coordenadora-Geral do Ensino Médio, Profª Valdirene Alves de Oliveira; o Coordenador Geral da RIEH, Prof. Ibsen Bittencourt, representando também o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), gestores e servidores da Seduc/TO.
A Assessora de Gabinete da Seduc-TO, Markes Cristiana Oliveira, que representou o Secretário de Estado de Educação, Fábio Vaz, durante a cerimônia, ressaltou a relevância do Núcleo de Inovação: "É um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem. Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Estado busca promover a transformação da educação em todo o território do Tocantins”, comemorou.
Este é o nono Núcleo de Inovação inaugurado pela RIEH. Já haviam sido inaugurados:
1 no Tocantins, 3 no Acre, 2 em Alagoas (sendo um na UFAL), 1 no Distrito Federal e 1 no Rio Grande do Norte. Além destes, mais 8 Núcleos de Inovação já foram entregues, instalados, nos Estados do Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará, mas ainda não têm data de inauguração marcada.
Ao todo, serão 52 Núcleos de Inovação instalados em 24 Estados/Distrito Federal até 2025.
O Coordenador Geral da RIEH, profº Ibsen Bittencourt, destacou os pilares do projeto: “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração dos Núcleos, que trazem a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e qualificação contínua, tanto na operação dos Núcleos quanto em Educação Híbrida, também se traduzem em um dos pilares da RIEH e temos ainda a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoar cada vez mais os serviços educacionais”.
Em seu discurso, a Coordenadora-Geral de Ensino Médio no MEC, Profª Valdirene Alves de Oliveira, enfatizou que o Núcleo de Inovação permite “oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na aprendizagem dos estudantes. É um apoio tecnológico com potencial de alavancar novas práticas e ferramentas pedagógicas, além de favorecer também a integração entre as escolas e os estudantes".
A RIEH disponibiliza ainda às Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal outros 3 sistemas integrados, sendo: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Repositório para Recursos Educacionais Digitais (RED); e sistema administrativo. Para monitorar a implementação e o desempenho da Educação Híbrida em todo o Brasil, como mencionado pelo Coordenador Nacional do projeto, está sendo construído, com sede física na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Observatório da RIEH.
Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH
Comentários