A Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC-TO) inaugurou nesta quinta-feira (16/05) a segunda unidade do Núcleo de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), em Palmas. O novo Núcleo integra um complexo multimídia, onde também foi instalado o primeiro, em outubro de 2023. O prédio fica em um anexo da Seduc/TO, junto à Superintendência de Educação Básica do Estado.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria (ASCOM-TO), os dois Núcleos de Inovação já inaugurados devem atender, uma média de 240 escolas estaduais de Ensino Médio, impactando 6.238 estudantes do Ensino Médio, fortalecendo e consolidando as aprendizagens significativas expressas no Documento Curricular do Tocantins (DCT).

Momento do descerramento da placa de inauguração do Núcleo de Inovação. Participantes aplaudindo.

Descerramento da placa de inauguração do Núcleo de Inovação em Palmas/TO.

Participaram da cerimônia de inauguração, representando o Ministério da Educação (MEC), a Coordenadora-Geral do Ensino Médio, Profª Valdirene Alves de Oliveira; o Coordenador Geral da RIEH, Prof. Ibsen Bittencourt, representando também o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), gestores e servidores da Seduc/TO.

A Assessora de Gabinete da Seduc-TO, Markes Cristiana Oliveira, que representou o Secretário de Estado de Educação, Fábio Vaz, durante a cerimônia, ressaltou a relevância do Núcleo de Inovação: "É um marco na política pública para a melhoria da aprendizagem. Com essa visão tecnológica, inovadora e com foco na recomposição das aprendizagens, o Governo do Estado busca promover a transformação da educação em todo o território do Tocantins”, comemorou.

Este é o nono Núcleo de Inovação inaugurado pela RIEH. Já haviam sido inaugurados:

1 no Tocantins, 3 no Acre, 2 em Alagoas (sendo um na UFAL), 1 no Distrito Federal e 1 no Rio Grande do Norte. Além destes, mais 8 Núcleos de Inovação já foram entregues, instalados, nos Estados do Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará, mas ainda não têm data de inauguração marcada.

Ao todo, serão 52 Núcleos de Inovação instalados em 24 Estados/Distrito Federal até 2025.

O Coordenador Geral da RIEH, profº Ibsen Bittencourt, destacou os pilares do projeto: “Esse trabalho foi iniciado antes da pandemia e se efetiva com a inauguração dos Núcleos, que trazem a tecnologia como suporte e apoio para a aprendizagem. A capacitação e qualificação contínua, tanto na operação dos Núcleos quanto em Educação Híbrida, também se traduzem em um dos pilares da RIEH e temos ainda a meta de realizar o monitoramento dos indicadores que nos auxiliarão a aperfeiçoar cada vez mais os serviços educacionais”.

Em seu discurso, a Coordenadora-Geral de Ensino Médio no MEC, Profª Valdirene Alves de Oliveira, enfatizou que o Núcleo de Inovação permite “oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas para fazer a diferença na aprendizagem dos estudantes. É um apoio tecnológico com potencial de alavancar novas práticas e ferramentas pedagógicas, além de favorecer também a integração entre as escolas e os estudantes".

A RIEH disponibiliza ainda às Secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal outros 3 sistemas integrados, sendo: Ambiente Virtual de Aprendizagem; Repositório para Recursos Educacionais Digitais (RED); e sistema administrativo. Para monitorar a implementação e o desempenho da Educação Híbrida em todo o Brasil, como mencionado pelo Coordenador Nacional do projeto, está sendo construído, com sede física na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Observatório da RIEH.

Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH