O que é a RIEH
A RIEH
Saiba mais sobre a RIEH
O QUE É A RIEH?
A Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) integra a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, instituída pelo Decreto no 11.079, de 23 de maio de 2022.
A iniciativa proporciona a união de esforços com o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre seus integrantes. Isso é fundamental para que a Educação Híbrida seja potencializada em todo o país.
Para isso, a RIEH propõe que cada ente público construa o seu plano de implementação da Educação Híbrida dentro do seu próprio contexto. A partir de um diagnóstico sobre infraestrutura, recursos educacionais e humanos disponíveis, a RIEH oferece soluções tecnológicas que são adaptáveis e alinhadas à proposta de cada plano.
A intenção é que cada vez mais estudantes e professores tenham acesso às novas formas de ensino e aprendizagem que a Educação Híbrida pode oferecer.
POR QUE UMA REDE DE INOVAÇÃO?
O objetivo é complementar e ampliar as estratégias de implementação da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil, além de garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o seu desenvolvimento de maneira mais equitativa e efetiva.
Dessa forma, a iniciativa visa a elevação da qualidade e oportuniza o compartilhamento da produção e acesso aos conteúdos.
O QUE É EDUCAÇÃO HÍBRIDA?
A Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), considera que o conceito de Educação Híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo também combinar com outras fora dela, inclusive com uso do Núcleo de Inovação, Ambiente Virtual de Aprendizagem e materiais do Repositório Digital (de forma relacional e contínua), mediadas e organizadas pelo planejamento-ação docente, conexão entre o(s) uso(s) de tecnologias digitais e como praticantes da cultura digital, visando à ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo discente, seu tempo e espaço, seja individualmente ou coletivamente.
O QUE SÃO OS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO?
Os Núcleos de Inovação são espaços munidos de tecnologias destinadas a apoiar a educação híbrida por meio da produção de conteúdos multimídia para estudantes e professores. São parte das estratégias pedagógicas de cada Secretaria de Educação.
O objetivo é implementar 52 Núcleos nos diversos estados e Distrito Federal, sob gestão das respectivas Secretarias. Os equipamentos e mobiliários são fornecidos e instalados pela RIEH. Cada Secretaria de Educação deve designar o espaço físico onde funcionará o Núcleo de Inovação, levando em conta características como, por exemplo, a facilidade de acesso, a boa conectividade de internet e a adequação da rede de energia elétrica.
COMO SÃO FORMADOS OS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO?
A Secretaria de Educação é responsável por designar a equipe técnica e a equipe pedagógica para atuar no projeto. A relação dos profissionais que devem compor o Núcleo, bem como a especificação de suas competências, formação sugerida e nível de escolaridade, constam no Guia de Implementação. Todos os profissionais recebem capacitação dos especialistas da RIEH.
LINHA DO TEMPO DA RIEH
Linha do Tempo
fev 2017
Lei do Novo Ensino Médio
Entra em vigor a Lei 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio.
mai 2018
Acordo de Empréstimo
Publicado no DOU o Acordo de Empréstimo 8812-BR/ 8813-BR.
jul 2018
Programa de Apoio ao NEM
Publicada a Portaria nº 649/2018, do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio.
dez 2018
Itinerários Formativos
Publicada a Portaria nº 1432/2018, com referenciais para os itinerários formativos.
out 2020
Relatório BM e MEC
Entrega do Relatório dos Estudos BM e MEC.
abr 2021
Definição do Modelo Híbrido
Entrega do Relatório de Planejamento de Definição do Modelo Híbrido.
nov 2021
TED 10748 UFAL
Contratação da UFAL E FUNDEPES por meio da TED 10748.
nov 2022
RIEH no CNE
Apresentação da RIEH ao Conselho Nacional de Educação.
nov 2022
Portaria institui a RIEH
Publicada a Portaria nº 865/2022, que institui a RIEH.
dez 2022
1ª Onda de Adesão
MEC abre a 1ª Onda de Adesão à RIEH (21 UFs).
dez 2022
Portal da RIEH
Publicado o Portal da RIEH.
dez 2022
Núcleo de Inovação da UFAL
Inaugurado o 1º Núcleo de Inovação (projeto piloto), na UFAL.
jul 2023
2ª Onda de Adesão
MEC abre a 2ª Onda de Adesão à RIEH (3 UFs).
out 2023
1ª EXPO Presencial da RIEH
Realizada a 1ª EXPO Presencial da RIEH, em Maceió/AL.
mar 2024
Especialização na UFAL
Aula Inaugural da Especialização em Gestão de Políticas Públicas para EH.
BENEFÍCIOS DE ADERIR À RIEH
CRIAÇÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO
São fornecidos equipamentos para instalação dos Núcleos de Inovação, que são espaços físicos para fomentar a Educação Híbrida. Os Núcleos possibilitam a transmissão e produção de conteúdo audiovisual síncrono (ao vivo) e assíncrono.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E REPOSITÓRIO DA REDE
As secretarias aderentes à Rede recebem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela RIEH, bem como a um Repositório com Recursos Educacionais Digitais – REDs.
CONSULTORIA E PLANEJAMENTO
Apoio no diagnóstico, desenho do plano e implementação da Educação Híbrida em cada rede de ensino por meio de consultores que promovem oficinas, reuniões e materiais instrucionais ao longo do processo.
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
Treinamentos para operação dos Núcleos de Inovação; Utilização das plataformas digitais; Compartilhamento das melhores práticas em Educação Híbrida; e Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Educação Híbrida.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O Observatório, frente de monitoramento e avaliação da RIEH, compila, produz e dissemina informações sobre sua implementação, subsidiando tomadas de decisão e produção de conhecimento para a qualificação da Educação Híbrida no Brasil.
COMO PARTICIPAR DA RIEH?
O foco inicial da RIEH é atender às secretarias estaduais de educação viabilizando a implementação da Educação Híbrida na rede pública do Ensino Médio.
O processo de adesão à RIEH segue ciclos de abertura, conforme publicação das portarias pelo Ministério da Educação (MEC). A última abertura ocorreu em julho de 2023. Então, para integrar a RIEH no próximo ciclo, a secretaria precisa formalizar o interesse e aguardar o comunicado da RIEH.
Guia de Implementação da Rede de Inovação para Educação Híbrida
Conheça as diretrizes e entenda os processos de implementação da RIEH.
BAIXE O GUIA DE IMPLEMENTAÇÃOLEGISLAÇÃO
Legislação em vigor sobre Educação Híbrida
-
Decreto no 11.079, de 23 de maio de 2022
-
Portaria n.º 865, de 8 de novembro de 2022
-
Portaria n.º 315, de 30 de dezembro de 2022
-
Parecer CNE/CP n.º 34, de 8 de agosto de 2023